FAOP apresenta Relatório de Atividades e Prestação de Contas em reunião do Conselho Curador

No dia 23 de março, aconteceu a primeira Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP deste ano na Casa Bernardo Guimarães.

A reunião teve como pauta a avaliação do Relatório de Atividades e a Prestação de Contas, ambas referentes à 2015. O Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, presidiu a reunião e reforçou a influência da FAOP na preservação da cultura e do patrimônio histórico e artístico nacional.

A presidente da Fundação, Júlia Amélia Mitraud Vieira, expôs os avanços e os números de projetos e seus participantes, as principais ações desenvolvidas no ano de 2015 e os planos para 2016. O Relatório Anual e a Prestação de Contas foram aprovados por unanimidade pelos membros do Conselho.

Participaram da reunião, o Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo; a Presidente da FAOP e Secretária Executiva do Conselho Curador, Júlia Amélia Mitraud Vieira; a Diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Lopes de Moura Rangel; a Diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Fátima da Conceição Francisco de Souza Guido e a Diretora de Promoção e Extensão Cultural, Sandra Fosque Sanches. Os conselheiros designados e representantes dos servidores da FAOP, Sílvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira e Filomena Geraldo Neta. Os conselheiros convidados, representantes da comunidade de Ouro Preto, Eduardo Augusto Magalhães Tropia e Ney Ribeiro Nolasco. O representante da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores | ABRACOR, Luiz Antônio Cruz Souza; representantes de Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP, Ida Berenice Heuser do Prado e Rondon Marques Rosa; representantes dos ex-alunos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Haroldo de Paiva Pereira e Gélcio Fortes; representantes das áreas de arte de patrimônio cultural, Anna Amélia Lopes de Oliveira, José Efigênio Pinto Coelho, Rui Mourão e Simone Monteiro Silvestre Fernandes. Ausente justificadamente, a Conselheira representante da ABRACOR, Maria Luiza Ramos de Oliveira.

Principais atividades em 2015

Na Galeria de Arte Nello Nuno, aconteceram 7 exposições com público total de 964 visitantes. Foram desenvolvidas 34 ações educativas com a participação de 749 pessoas. Outras atividades são 43º Concurso Nacional de Presépios e o Workshop ArteHoje, que fez parte do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana 2015. Além desses, ocorreram o Fórum das Letrinhas, com 21 mesas temáticas, 3 apresentações artísticas e 1 exposição e duas Chuvas de Poesia.

A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA conta com 7 turmas e 53 peças entregues por elas, sendo 4 esculturas, 3 pinturas e 46 livros. No total, passaram pela Escola 419 alunos em 57 cursos de formação. O programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios teve 6 turmas com 132 alunos e obteve a parceria com duas escolas públicas no projeto Mais Educação.

Foi informada a mudança do Curso Técnico em Conservação e Restauro para a Casa Bernardo Guimarães e a ampliação de ações formativas para aproximação com a comunidade, com patrocínio da GERDAU por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Projetos para 2016

Entres os principais planos para o ano, estão a entrega do novo site da FAOP, a dinamização da Galeria de Arte Nello Nuno e a implantação do Laboratório de Prestação de Serviços em Conservação e Restauro de bens móveis e imóveis, com equipe própria para a realização dessas atividades.

Outros projetos são a expansão do programa Comunidade + Arte, a realização do 9º Seminário Patrimônio Cultural e de ações em homenagem ao centenário de Murilo Rubião. O Curso Técnico em Conservação e Restauro foi renovado por mais 5 anos e sua duração passará a ser de 2 anos e 6 meses.

73 peças de material didático serão restauradas e os cursos e minicursos oferecidos serão reestruturados e ampliados. Houve a sugestão de mudança do Curso Técnico para Curso de Tecnólogo em médio prazo, com o fechamento de parcerias que ajudem na concretização do plano.


28/03/2016