Pular para o conteúdo

Setor Pedagógico

O Setor Pedagógico da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP possui atuação ampla na instituição e é composto atualmente pelas pedagogas Nayara Casazza de Sales que é responsável pedagogicamente pelo Núcleo de Conservação e Restauração e Simone Quites Hyppólito de Lima que é responsável pedagogicamente pelo Núcleo Arte e Ofícios.  

Além da coordenação pedagógica do Curso Técnico em Conservação e Restauração e dos Cursos Livres, o Setor Pedagógico presta assistência pedagógica na implantação e manutenção das unidades da FAOP em outras cidades de Minas Gerais, tendo papel fundamental no Programa “Descentra Minas”.

Com a atribuição de ser responsável pela formação da equipe da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade/FAOP o Setor Pedagógico criou o “Programa de Formação Permanente” que promove cursos, oficinas, rodas de conversas, palestras abordando temas interdisciplinares e transversais de interesse e necessidade para os profissionais que atuam na Escola de Arte.

O Setor Pedagógico também possui atuação importante nas atividades de extensão da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade/FAOP tendo criado e estando coordenando o projeto “FAOP PRESENTE” e apoiando a realização de Ações Educativas na Galeria de Arte Nello Nuno.

Projeto FAOP PRESENTE
Diante da constante necessidade de difundir a cultura e arte, este projeto propõe ações culturais e artísticas, de diversas linguagens, objetivando propagar arte e cultura às pessoas de vulnerabilidade social e impossibilitadas de frequentar ambientes que objetivam tal disseminação.

Dentre as ações do Projeto FAOP PRESENTE destacam-se as ações:  “LEITURA MEDIADA” e  ação “LAR DOS IDOSOS”.

As atividades desenvolvidas com os idosos internos do Lar São Vicente de Paulo em Ouro Preto, Minas Gerais, que vêm acontecendo desde 2022 oferecendo uma série de atividades  diversificadas proporcionando momentos de lazer, descontração, cuidados pessoais, e acesso à cultura aos idosos. O projeto conta com voluntários, e vem desempenhando um importante papel de socialização, propagação de cultura, difusão da literatura, das artes plásticas e visuais junto aos idosos, a partir do envolvimento da comunidade através dos voluntários que aderem ao projeto, utilizando de variadas linguagens.

O projeto LEITURA MEDIADA propõe tornar conhecido e acessível o acervo de livros infanto-juvenis da Biblioteca Murilo Rubião e divulgar o espaço da Biblioteca como ambiente de leitura e estudo, além de incentivar a criação do cadastro para o empréstimo de livros, o gosto pela leitura, promover a mediação de leitura na Biblioteca e nas escolas da região.