O Projeto Faop Presente realizou, no dia 08 de setembro, uma atividade especial de pintura de ornatos com os idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto (MG). A ação integrou momentos de lazer, criatividade e cuidado, fortalecendo vínculos entre a comunidade e a Fundação de Arte de Ouro Preto.
Criado em 2022 pelo Setor Pedagógico da Faop, o projeto é atualmente coordenado pelas pedagogas Nayara Casazza e Simone Quites, junto à bibliotecária Patrícia Sarmento. Seu objetivo é levar arte, cultura e afeto a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes não conseguem frequentar os espaços da Fundação. “Foi um momento de interação e lazer, além de trabalhar a coordenação motora dos internos de maneira lúdica e prazerosa”, destaca Simone Quites, pedagoga e uma das idealizadoras da ação.
A oficina foi conduzida pela professora Janaína Evangelista, voluntária do projeto desde o início: “Eu pensei nessa atividade para que os idosos pudessem se divertir e explorar sua criatividade através da pintura em ornatos. Fiquei muito feliz e surpresa com a grande participação e a animação deles”, relata.
As oficinas do Faop Presente vêm sendo desenvolvidas de forma contínua no Lar São Vicente de Paulo, sempre com foco na valorização da memória, no cuidado e na integração comunitária.
