A Fundação de Arte de Ouro Preto lança, nesta sexta-feira (10/10) o Projeto PIPA Jovem, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. Vinculado ao eixo Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte (PIPA), será realizado ao longo de 12 meses na Escola Estadual de Antônio Pereira, escola de tempo integral de Ensino Médio. O lançamento acontece durante o Sextas Abertas que será realizado no distrito.
A proposta contempla o atendimento de três oficinas culturais nas áreas de Artes Plásticas, Linguagens do Corpo e Preservação do Patrimônio Cultural (Introdução à Conservação e Restauração), integradas aos conteúdos eletivos da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) e desenvolvidas em articulação com a equipe da escola, com foco na Educação Patrimonial e no empreendedorismo associado à área da cultura. Complementarmente, serão realizadas ações de promoção e difusão cultural, com a participação de toda a comunidade escolar. O investimento será feito pela Samarco via patrocínio direto no valor de 250 mil reais.
César Teixeira, assessor técnico de Promoção e Extensão da Faop afirma que esse é um momento muito importante para a Fundação e para a comunidade. “Estamos levando essa proposta para a Escola Estadual Antônio Pereira, que é o PIPA Jovem. Teremos a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa junto com a escola, nos processos de formações, principalmente no campo artístico e cultural, levando em consideração a necessidade dos nossos estudantes, bem como alinhamento com todo o trabalho que é realizado pelos professores e equipe da escola. Para nós, da Fundação de Arte de Ouro Preto, é importante porque o nosso querido Jair Afonso Inácio, responsável pela idealização do curso de Conservação e Restauro, nasceu em Antônio Pereira, desbravou caminhos e agora a gente retorna à Antônio Pereira para poder contribuir, contou.