Em adesão ao movimento internacional Outubro Rosa, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) realizou, nesta semana, uma ação de sensibilização sobre o cuidado com a saúde e a importância da prevenção do câncer de mama. A iniciativa percorreu as três sedes da instituição: o Núcleo de Arte e Ofícios, no bairro Antônio Dias; o Laboratório de Conservação e Restauração Jair Afonso Inácio (Labcor) e a Galeria de Arte Nello Nuno, no Rosário; e a Casa Bernardo Guimarães, no bairro Cabeças, onde funciona a sede administrativa, o Núcleo do Curso Técnico em Conservação e Restauro e a Biblioteca Murilo Rubião.
Durante a ação, servidoras e servidores receberam um laço rosa, uma bala e uma mensagem especial acompanhada de uma frase. As dez frases, unidas, formam um texto poético sobre o cuidado e a empatia. As mensagens foram lidas por funcionários de cada unidade, compondo um vídeo institucional.
Para o presidente da Faop, Wirley Reis, “a Fundação abraça com carinho e acolhimento a campanha Outubro Rosa, reafirmando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com um pequeno gesto, mas cheio de significado, buscamos inspirar e conscientizar mais pessoas, mostrando que atitudes simples podem fazer grande diferença na vida de quem precisa. Por meio da informação e do cuidado, reforçamos nosso compromisso com a saúde, a solidariedade e o amor à vida”.
Bionnika Taylor, assessora do Gabinete da Faop, reforçou a relevância da iniciativa: “Nós precisamos de ações assim, que incentivem as pessoas, os funcionários, a respeito dessa campanha, que é uma pauta muito relevante para a sociedade, não só para a Fundação, e que as pessoas daqui multipliquem isso em outros lugares.”
Mais do que uma campanha de saúde, a ação buscou inspirar reflexões sobre o cuidado como um gesto de criação e preservação da vida. Assim como na arte, o olhar atento é o que permite conservar, restaurar e transformar, valores que também orientam o trabalho da Fundação.
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização que incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A campanha também amplia o debate sobre o autocuidado e a importância do acompanhamento médico regular, reforçando que cuidar de si é um ato de amor e responsabilidade.
