O projeto Sextas Abertas, realizado pelo Núcleo de Arte e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), chega à sua última edição de 2025 no próximo dia 5 de dezembro, com uma programação gratuita e diversificada no distrito de Santo Antônio do Leite. Ao longo de todo o dia, moradores e visitantes poderão participar de oficinas, vivências culturais, feira de arte e artesanato e atrações cênicas e musicais.
Encerrando um ciclo que passou por Cachoeira do Campo, Antônio Pereira e pela Praça Antônio Dias, em Ouro Preto, o projeto retorna aos distritos com o compromisso de ampliar o acesso à cultura e fortalecer práticas e saberes locais. Esse foi o primeiro ano com edições nos distritos, essa proposta reafirma a descentralização das ações da Faop, promovendo encontros que valorizam tradições, criatividade e pertencimento comunitário.
A programação da manhã acontece no Salão Paroquial e no Rural Office, com oficinas voltadas à formação e ao desenvolvimento de habilidades manuais e gastronômicas. Entre as atividades estão Paisagens em Lã: Confecção de Panôs na Feltragem Molhada – Parte I, com Sonali Begazo, e a oficina de culinária Receitas Natalinas – Parte I, conduzida pela chef Wilma Miranda (Saboreie Gastronomia). As propostas dialogam com o período festivo e com saberes artesanais presentes no território.
Durante a tarde, os participantes poderão continuar as oficinas iniciadas pela manhã e acompanhar o workshop História da Joalheria e Design de Jóias, com Thays Castanheira (Leite Prateado). Para crianças e jovens, a artista Ilka Harry ministra a oficina Criação em Madeira, estimulando o imaginário e o fazer manual. Também integra a programação um bate-papo com o jornalista, ator e escritor Jefferson da Fonseca, sobre seu livro “Antes que o Amanhã Aconteça”.
A partir das 16h, a Praça Juca Geraldo, ao lado da Matriz, se torna ponto de encontro da comunidade com a tradicional Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia do Sextas, reunindo artistas e produtores locais. A programação artística continua ao longo da tarde e da noite, com o espetáculo teatral “1, 2, 3… Testando”, da Cia. Circunstância, seguido pelo set AfroLatino da DJ Bellaquita. O encerramento fica por conta do grupo Doce Trapaça, trazendo samba e pagode para animar o público.
Com acesso totalmente gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o Sextas Abertas consolida-se como um projeto que incentiva a economia criativa, amplia o acesso à arte e fortalece as práticas culturais dos territórios de Ouro Preto.
O projeto Sextas Abertas – Edição 2025 é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa tem idealização e co-realização da Faop, apoio do Instituto Território Criativo e realização da Ireni – Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Programação
No Salão Paroquial e no Rural Office
(Rua Geraldo Alves Pereira, próximo à Matriz – Centro)
Manhã
- 9h às 12h – Oficina Paisagens em Lã: Confecção de Panôs na Feltragem Molhada – Parte I (desenho e composição), com Sonali Begazo – a partir de 16 anos
- 9h às 12h – Oficina de culinária Receitas Natalinas – Parte I (entradas, prato principal e sobremesa, com opção vegetariana), com a chef Wilma Miranda (Saboreie Gastronomia) – a partir de 18 anos
Tarde
- 13h às 16h – Workshop História da Joalheria e Design de Jóias, com Thays Castanheira (Leite Prateado) – a partir de 15 anos
- 13h às 17h – Oficina Paisagens em Lã – Parte II (transformação da lã em tecido), com Sonali Begazo – a partir de 16 anos
- 13h às 17h – Oficina de culinária Receitas Natalinas – Parte II, com a chef Wilma Miranda – a partir de 18 anos
- 14h às 17h – Oficina Criação em Madeira, com Ilka Harry – para crianças e jovens de 7 a 12 anos
- 15h às 17h – Bate-papo sobre o livro Antes que o Amanhã Aconteça, com Jefferson da Fonseca
Na Praça Juca Geraldo (Ao lado da Matriz)
Tarde e noite
- A partir das 16h – Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia
- 17h – Espetáculo teatral 1, 2, 3… Testando, com Cia. Circunstância
- 18h – DJ Bellaquita (Set AfroLatino)
- 20h – Doce Trapaça (samba e pagode)
