Galeria de Arte Nello Nuno reúne exposições sobre tradição, memória e ancestralidade em janeiro

A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), segue com uma programação diversificada que convida o público a visitar e conhecer diferentes linguagens artísticas e expressões culturais.

O espaço abriga atualmente duas exposições dedicadas à tradição dos presépios. Na Sala I, está em cartaz a exposição com os presépios participantes da 53ª edição do Concurso de Presépios da Faop, realizada em 2025. A mostra reúne trabalhos que evidenciam a criatividade e a diversidade de interpretações do tema, e permanece aberta à visitação até o dia 24 de janeiro.

No andar superior da galeria, o público pode visitar a exposição permanente de presépios, que integra o acervo da Faop. A mostra é composta por obras premiadas em edições anteriores do concurso e reúne presépios produzidos com diferentes materiais e  técnicas artísticas, vindos de diversas regiões do Brasil. A exposição permanente está aberta à visitação durante todo o ano.

Na Sala III, está em exibição a mostra “Nkenda”, da artista mineira Dri Sant’ana, inaugurada no dia 5 de dezembro. A exposição reúne pinturas inéditas produzidas entre 2023 e 2024, durante a residência artística da artista em Luanda, Angola, e permanece aberta ao público até 24 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.

A Faop convida o público a visitar a Galeria de Arte Nello Nuno e acompanhar também a próxima programação: no dia 30 de janeiro, serão inauguradas três novas exposições, que permanecem em cartaz até 29 de fevereiro, com obras dos artistas Lucas Garcia Begosso, Heitor Fernandes e Diego Fidelis, ampliando o diálogo entre gravura, desenho, pintura e aquarela contemporânea.