Ir para o conteúdo

Bicentenário de Bernardo Guimarães será celebrado com programação cultural em Ouro Preto

Entre os dias  11 a 15 de agosto acontecerá a semana comemorativa pelos 200 anos do nascimento de Bernardo Guimarães. Para celebrar a trajetória do escritor, romancista brasileiro e precursor do romance regionalista, uma programação especial será realizada em Ouro Preto, cidade natal do autor, reunindo instituições culturais, artistas e o público em torno de sua obra e legado.

Nascido em 1825, Bernardo Guimarães é considerado um dos principais nomes do romantismo brasileiro, destacando-se por sua escrita que unia imaginação romântica, crítica social e valorização do meio rural. Suas obras abordaram temas relevantes e ousados para a época, como o celibato religioso, a escravidão e a vida no interior do Brasil, além de sua produção poética marcada por provocação e sensibilidade. Além da literatura, Guimarães teve atuação importante como magistrado, professor e jornalista.

Atualmente, uma das sedes da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) é na Casa Bernardo Guimarães, um dos símbolos da relevância do autor para a cultura mineira e nacional.

A programação do bicentenário é fruto de uma ação colaborativa entre a Faop; o Museu Casa dos Contos; a Prefeitura Municipal de Ouro Preto – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; a Editora Liberdade (sob coordenação de Francelina Drummond);  o Atelier Dois Capelistas (comandado pelos artistas Aurélio H. dos Santos e Leandro Vilar); o Instituto Peck Pinheiro (sob a coordenação de Ygor Fortes) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Juntos, esses parceiros propõem encontros, intervenções, exposições e atividades literárias que não apenas celebram o bicentenário de Bernardo Guimarães, mas também reforçam o compromisso com a preservação da memória, da literatura e das expressões artísticas mineiras. Confira a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

29/7EXPOSIÇÃO “MUITO ALÉM DE ESCRAVA ISAURA”

Exposição das primeiras edições das obras de Bernardo Guimarães pela Biblioteca Peck Pinheiro e as ilustrações do livro em homenagem à memória de Bernardo Guimarães realizadas pelos artistas do Atelier Dois Capelistas.

Local: Museu Casa dos Contos – Rua São José, no. 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.

Abertura: 29 de julho de 2025, 19h

Período: 29 de julho de 2025 a 17 de agosto de 2025.

Horário de visitação: Terça a sábado: 10h às 18h e Domingo: 10h às 14h

11 de agosto de 2025 

LEITURA DRAMÁTICA “BG FANTÁSTICO”

Leitura dramática e encenação do conto de Bernardo Guimarães:  A cabeça de Tiradentes
Local:  Auditório da Biblioteca Pública Municipal – Rua Xavier da Veiga

Horário: 14 h

 12 de agosto de 2025

LANÇAMENTO DO PASSEIO LITERÁRIO “NOS PASSOS DE BERNARDO GUIMARÃES”

O passeio literário é uma criação conjunta entre a Editora Liberdade  e o Atelier Dois Capelistas. o Mapa, feito a partir de pesquisa e textos da Professora Francelina Drummond,  sugere 13 pontos de visitação onde há referência à vida e obra de Bernardo Guimarães, sendo 11 em Ouro Preto, um em Lavras Novas e um em Antônio Pereira. O passeio literário inaugural acontecerá no dia 12 de agosto, e será guiado pela professora  doutora em literatura comparada Francelina Drummond. Durante toda a semana, o percurso poderá ser realizado pelos turistas e interessados que terão à disposição, na secretaria de cultura (Casa de Gonzaga), o mapa com os pontos indicados,  que também estarão sinalizados com um banner na fachada das edificações  até o dia 15 de agosto.


Local: Casa de Gonzaga, rua Cláudio Manoel, 61, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.

Horário: 11h

13 de agosto de 2025

LANÇAMENTO DO LIVRO “MISCELÂNEA, NOS PASSOS BERNARDO GUIMARÃES”

Lançamento do livro “Miscelânea, nos passos de Bernardo Guimarães”, organizado por Francelina Drummond.  Sinopse: O livro reúne obras do escritor não publicadas em livro e outras produções inéditas. contém um ensaio crítico que acompanha a biografia intelectual de Bernardo Guimarães. Faz uma análise da importância do autor na literatura brasileira e acompanha todo o seu  percurso crítico.

Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, no. 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.

Horário: 19h

LEITURA DRAMÁTICA

Leitura dramática de poemas de Bernardo Guimarães: Dilúvio de papel e O devanear do cético,  por Carlos Versiani dos Anjos.

Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, no. 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.

Horário: 19h

14 de agosto de 2025

MESA REDONDA “BG: VIDA, OBRA E NOVAS REVELAÇÕES”

A mesa-redonda composta pelo historiador Moacir Rodrigo de Castro Maia (UFV-Viçosa/MG), o historiador Marcus Caetano Domingos (CEFET-Araxá/MG) e pela professora doutora em Literatura Comparada Francelina Drummond, apresentará a biografia intelectual de Bernardo Guimarães e novas perspectivas na leitura de sua obra, a partir de pesquisas históricas recentes em arquivos mineiros.


Local: Auditório Vinícius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP, Rua Irmãos Kennedy, no. 601, Água Limpa, Ouro Preto, Minas Gerais.

Horário: 19h

15 de agosto de 2025

HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE BERNARDO GUIMARÃES

SESSÃO SOLENE

No dia festivo em homenagem aos 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães, a Casa Bernardo, sede da Faop, receberá uma sessão solene com a presença de membros da Academia Mineira de Letras e de autoridades municipais e estaduais. A celebração destacará o legado do escritor e sua importância para a literatura e a cultura mineira e nacional.


Local: Auditório Vinícius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP, Rua Irmãos Kennedy, no. 601, Água Limpa, Ouro Preto, Minas Gerais.

Horário: 16h

CAMINHADA A IGREJA DE SÃO JOSÉ

Visita ao túmulo de Bernardo Guimarães e homenagem da Academia Mineira de Letras, Instituto Histórico e ABL com saída da Casa dos Contos, em direção à Rua Teixeira Amaral (Ladeira São José) e Igreja São José.


Local: Igreja de São José, Rua Teixeira Amaral, no. 130, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
Horário: 17h

UM SARAU PARA BERNARDO

Sarau festivo executado por músicos da cidade, coordenado por Laura Impellizieri Ribeiro. O programa reproduz um sarau realizado em 20 de fevereiro de 1882, em residência na paróquia de Antônio Dias durante o qual foi apresentado e cantado ao público o Hino de São Sebastião, pela Sociedade musical Henrique de Mesquita, letra de Bernardo Guimarães.Local: Igreja de São José, Rua Teixeira Amaral, no. 130, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
Horário: 18h