Faop anuncia investimentos e ações para 2026

Na próxima sexta-feira, 05 de dezembro, a Fundação de Arte de Ouro Preto – Faop, realiza, no auditório Vinícius de Morais, às 9h evento para anunciar programas e ações para 2026, visando a manutenção das atividades da casa, referência na formação de Conservadores e Restauradores no Brasil e agente de promoção e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Minas Gerais. 

Entre os anúncios está o lançamento do Projeto PRONAC 248948 – Faop 2026: Plano Anual de Atividades, realizado com recursos patrocinados pela Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que prevê investimentos de  R$ 1.692.789,97. 

O projeto prevê a manutenção das atividades culturais regulares da Fundação. As ações realizadas buscam consolidar e ampliar a missão da Faop enquanto polo cultural responsável pela formação e capacitação de agentes culturais, por meio do curso técnico em Conservação e Restauro (Núcleo de Conservação e Restauração) e dos cursos livres do programa de formação em artes plásticas, visuais e música (Núcleo de Arte & Ofícios), bem como apoiar a valorização e difusão das artes por meio de exposições na Galeria de Arte Nello Nuno, de ações de educação patrimonial e de ações extensionistas desenvolvidas junto à comunidade.

Para o evento está prevista a visita da secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega. Na ocasião, o presidente da Faop, Wirley Rodrigues Reis, entregará, à secretária, o Planejamento Estratégico da Fundação para o período 2026-2029. O documento direciona as ações da instituição e reafirma seu papel como agente de promoção de arte, educação e cultura, além de estabelecer objetivos e indicadores para medir o sucesso na execução. 

Além dos anúncios ainda estão previstas visitas com a secretária no Núcleo de Conservação e Restauro, que abriga o curso técnico ofertado pela Faop; na Assessoria Técnica de Promoção e Extensão da Faop, responsável pela Galeria de Arte Nello Nuno, local onde realiza exposições e ações de educação patrimonial, e pelo Laboratório de Conservação e Restauração, Jair Afonso Inácio, que presta serviços especializados; e no Núcleo de Arte e Ofícios, que oferece formação em arte por meio de mais de 25 modalidades de cursos livres além de oficinas, feiras e ações culturais. 

Os anúncios reforçam o compromisso da Fundação de Arte de Ouro Preto com a arte, a cultura, a educação e a preservação de patrimônios em Minas Gerais.