Ir para o conteúdo

Faop recebe a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) foi escolhida para receber, em Mariana, a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida, em sua 13ª edição. A honraria é concedida pelo Conselho Permanente da Comenda e reconhece personalidades e instituições que se destacam pela atuação nas áreas da educação, cultura, desenvolvimento social e preservação do patrimônio histórico.

A Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida é uma honraria concedida a pessoas e instituições por sua dedicação à educação e à responsabilidade social, em memória do arcebispo Dom Luciano Mendes de Almeida, conhecido por seu compromisso com os pobres e com a promoção da dignidade humana. Criada em 2008 pela Arquidiocese de Mariana, a comenda tem como propósito reconhecer e valorizar o trabalho daqueles que contribuem para o bem comum, refletindo o legado espiritual, intelectual e social de Dom Luciano.

Para o presidente da Faop, Wirley Rodrigues Reis, que receberá a comenda em nome da instituição, a Fundação se sente profundamente honrada com o reconhecimento. “Receber a Comenda Dom Luciano Mendes nos mostra que seguimos no caminho certo, atuando em sintonia com as políticas públicas voltadas para a cultura, a formação profissional e a preservação do patrimônio. Somos uma instituição com mais de meio século de trajetória e seguiremos firmes na luta pelo legado e pela perpetuação das artes em Minas Gerais. Estamos muito agradecidos pelo reconhecimento e pela oportunidade”, disse.

A solenidade de entrega será realizada no dia 6 de outubro de 2025, em Mariana (MG), dentro da programação de abertura da VIII Semana Acadêmica Dom Luciano. O evento terá início com a Concelebração Eucarística, às 19h, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Em seguida, às 20h30, acontecerá o Ato Solene de outorga da Comenda, no Salão Teológico do Seminário São José.

Além da Faop, também serão agraciados nesta edição:

  • Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana;
  • Dom Edmar José da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte;
  • Maria Cândida Trindade Costa de Seabra, pesquisadora do IHGMG;
  • Maria da Glória Assunção Moreira, ex-funcionária do Centro de Documentação Dom Luciano;
  • Museus (Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz e Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, em Mariana);
  • Padre Edvaldo Antônio de Melo, diretor acadêmico da FDLM;
  • Padre José Geraldo da Silva, pároco da Paróquia São Sebastião, em Sem-Peixe (MG);
  • Padre Rogério Venâncio de Rezende, da Paróquia São Caetano, em Cipotânea;
  • Seminário São José, em Mariana (MG).