Ir para o conteúdo

Faop se prepara para o II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural

A equipe da Faop realizou uma visita ao Centro de Artes e Convenções da UFOP para avaliar o espaço e entender a dinâmica de funcionamento do mini laboratório de conservação e restauração que será operado pela instituição durante o II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, nos dias 06 e 07 de novembro de 2025, em Ouro Preto/MG. O evento, intitulado “A Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural Inventariado”, reunirá academia, poder público e sociedade civil para debater os desafios e perspectivas jurídicas relacionadas à proteção do patrimônio cultural inventariado no Brasil.

O seminário é organizado pela Associação dos Observadores dos Direitos Difusos e Coletivos de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), e conta com o apoio de instituições como o NEPAC/UFOP, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, 49ª Subseção da OAB de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do IFMG – campus Ouro Preto e entidades ligadas ao patrimônio cultural.

Como parte da preparação, a equipe da Faop visitou o Centro de Artes e Convenções para avaliar o espaço e compreender a dinâmica do mini laboratório de conservação e restauração que será operado durante o evento. Técnicos do Laboratório de Conservação e Restauração Jair Afonso Inácio (Labcor) participaram da visita, garantindo que toda a logística fosse planejada com antecedência.

Equipe da Faop em visita ao Centro de Artes e Convenções da Ufop.

Durante o seminário, a Faop terá uma participação ativa, sendo responsável pela concepção de um protótipo de laboratório de restauração, onde serão expostas obras em processo de restauro e realizadas demonstrações de técnicas de conservação. A ação contará com a equipe do Labcor para receber os visitantes. Além disso, a Fundação também será responsável pela produção de um tapete devocional de serragem, inspirado na tradição da Semana Santa, evidenciando outra de suas especialidades.

Segundo Bianca Monticelli, gerente do Labcor,  essa presença em um seminário de alcance nacional é uma oportunidade valiosa para dar visibilidade à Faop. “A parceria para o seminário foi articulada pela arquiteta Nina Monticelli, integrante da equipe organizadora coordenada pelo professor Carlos Magno de Souza Paiva, do curso de Direito do Patrimônio da UFOP. Ambos já estabeleceram colaborações anteriores com a Fundação e mantêm uma relação de admiração pela instituição”, explicou.

O seminário também terá como objetivo a elaboração de uma Carta Conclusiva, que orientará políticas públicas e ações relacionadas à preservação do patrimônio cultural no Brasil, fortalecendo o diálogo entre academia, poder público e sociedade civil.

Para Cesar Teixeira de Carvalho, assessor técnico de promoção e extensão cultural da Faop, “essa preparação é essencial para que possamos oferecer experiências de qualidade aos participantes e demonstrar a importância do patrimônio cultural inventariado”, contou.

Wirley Reis, presidente da Faop, afirma que participar do Seminário é uma oportunidade ímpar para a Faop mostrar o trabalho que desenvolve e reafirmar sua importância na preservação do patrimônio histórico e cultural. “É mais uma chance de evidenciar nosso papel central nesse tema, não apenas em Ouro Preto, mas em todo o Brasil, já que, desde os anos 70, formamos técnicos restauradores que levam o conhecimento e a excelência da Faop para diversas regiões do país e até para o exterior”, ressaltou.