Ir para o conteúdo

Sextas Abertas movimenta Ouro Preto com oficinas, feira e shows gratuitos nesta sexta

Ouro Preto recebe, nesta sexta-feira (12/09), mais uma edição do projeto Sextas Abertas, com programação diversa e gratuita que ocupa o Núcleo de Arte & Ofícios da Faop e a Praça Antônio Dias ao longo de todo o dia. Oficinas, vivências artísticas, feira de arte, artesanato e gastronomia, exibição de filme local e apresentações musicais fazem parte das atividades abertas ao público de todas as idades.

Atividades ao longo do dia

Pela manhã, o público poderá participar de oficinas de hip-hop, dançaterapia e maquiagem artística com foco na cultura drag. À tarde, a programação se amplia com vivências em culinária, arte e política. Entre os destaques, estão a oficina de chutney de goiaba e picles de cebola roxa com o chef Ricardo Ribeiro; uma experiência inspirada na obra de Lygia Clark, conduzida por Dani Bargas; além de uma aula pública e oficina sobre conflitos mundiais e produção de cartazes artísticos, promovida pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino e pelo coletivo Lithium.Arts.

Na Praça Antônio Dias 

A partir das 16h, a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia ocupa a Praça Antônio Dias. Às 17h30, o Grupo WebCINETV exibe o documentário Entre Nós. Segundo Maysa Mendes, ouropretana e estudante de jornalismo que participou  da produção do filme, “Entre Nós nasceu do desejo de olhar para Ouro Preto a partir de dentro, para além daquilo que costuma ser mostrado ao mundo”. Ela ressalta ainda que “o documentário dá voz a pessoas que muitas vezes não aparecem nas narrativas oficiais, mas que carregam memórias e resistências fundamentais para compreendermos a verdadeira identidade de Ouro Preto”.

 Na sequência, às 18h30, a Trupe Sons do Brasil apresenta espetáculo cênico-musical. A noite segue com o show da banda Groove de Vinil, às 19h30, e encerra em ritmo de hip-hop com o Projeto Soma, às 21h30.

Com opções para diferentes faixas etárias e linguagens artísticas variadas, o Sextas Abertas reafirma seu papel de fortalecimento da cena cultural de Ouro Preto e da democratização do acesso à cultura em Minas Gerais.

O Sextas Abertas – Edição 2025 é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com idealização e co-realização da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI – Inteligência em Eventos, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais.