Ir para o conteúdo

Sextas Abertas tem nova edição no bairro Antônio Dias

Após uma edição inédita em Antônio Pereira, no início do mês, o projeto Sextas Abertas realiza mais uma programação em outubro, agora de volta ao Núcleo de Arte e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e na Praça Antônio Dias. O evento acontece no dia 24 de outubro, das 9h às 23h, com atividades gratuitas e abertas à comunidade.

Haverá oficinas, aulas abertas, feiras e apresentações artísticas em diferentes linguagens, promovendo o encontro entre arte, patrimônio, educação e saberes populares, além de integrar artistas, oficineiros e parceiros de diversas áreas.

A programação inclui oficinas de xilogravura, cordel, culinária e preservação de memórias digitais, além de uma palestra sobre graffiti em cidades históricas e uma aula aberta sobre corpo e paisagem urbana. No final da tarde, o público poderá acompanhar a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia, seguida por apresentações culturais que ocupam a praça com música, performance e audiovisual.

Entre os destaques estão o poeta e repentista Déi Ferreira, o espetáculo de videodança da Mostra RASGO, e os shows da cantora Augusta Barna e do grupo Samba com Dendê, encerrando a programação com muita música.

O projeto Sextas Abertas – Edição 2025 é uma realização da Faop, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Instituto Território Criativo, da IRENI – Inteligência em Eventos, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Governo de Minas Gerais.

Confira a programação completa: 

No Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP (Praça Antônio Dias, 80)

Manhã
9h às 10h: Aula de “Yoga Afetivo”, com Isabel Prado | Para todas as idades.
9h às 11h: Oficina “Literatura de Cordel (história, características, dinâmicas e possibilidades)”, com Déi Ferreira | A partir de 12 anos.
9h às 12h: Oficina “Arte Xilográfica – Quebra-Cabeça de Matrizes” – Parte I (elaboração de desenhos e entalhe), com Gustavo Resende Dias | A partir de 16 anos.
10h30 às 12h30: Aula aberta “Corpo, Arte e Paisagem em Ouro Preto” – Parte I (caminhada de interação com a cidade), com Gabriela Rangel e Myriam Bahia (PACPS-UFMG) | A partir de 18 anos.

Tarde
13h às 17h: Oficina “Arte Xilográfica – Quebra-Cabeça de Matrizes” – Parte II (impressão e montagem), com Gustavo Resende Dias | A partir de 16 anos.
13h às 17h: Oficina “Preservação de Memórias Digitais: organizando e protegendo acervos fotográficos” (para agentes culturais, grupos comunitários e coletivos artísticos), com Giselle Rocha | A partir de 16 anos.
13h às 17h: Oficina de culinária “Bolinho de jiló com cogumelos ou linguiça e geleia de pimenta + farofa com banana e crispy de couve”, com Cidinha Salgados (de Amarantina) | A partir de 16 anos.
14h às 16h: Palestra “Graffiti em Cidades Históricas: disputa de memória, resistência e educação pela arte”, com Iolanda Leiko | A partir de 12 anos.
14h às 16h: Aula aberta “Corpo, Arte e Paisagem em Ouro Preto” – Parte II (produção em ateliê), com Gabriela Rangel e Myriam Bahia (PACPS-UFMG) | A partir de 18 anos

Na Praça Antônio Dias

Tarde e Noite
A partir das 16h – Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia
16h – Intervenção artística “Instruções para Movimentos de Corpo-Câmera”, com Maryah Monteiro
17h – Varal de Cordel – Coco de Embolada, com o repentista, compositor e cordelista baiano Déi Ferreira
18h às 20h – 3ª Mostra Latino-Americana de Videodança / Itinerância RASGO
20h – Show Augusta Barna – “Na Miúda”
21h – Samba com Dendê