Ação Educativa

O Programa de Ação Educativa da Fundação de Arte de Ouro Preto abre as portas da instituição para aproximar-se dos diversos públicos, quer seja do universo escolar, da comunidade em geral e dos turistas presentes na cidade através de ações que pontuem a arte, cultura e patrimônio como objeto de trabalho, fruto da relação homem com seu meio e seu tempo.

Coordenado por estagiárias de artes cênicas, o Programa desempenha um importante papel na descentralização das atividades que acontecem dentro da Fundação, tendo a cultura local e os aspectos cotidianos dos estudantes os como elementos para compor as atividades. As tarefas pedagógicas contam com jogos teatrais, leitura, dança, contação de histórias, atividades de artes plásticas, cinema e práticas circenses.

 

Programa

O Programa de Ação Educativa da Fundação de Arte de Ouro Preto se estrutura em visitas guiadas:

 - Espaço Cultural Casa Bernardo Guimarães: Auditório, Armazém dos Ofícios, Biblioteca Murilo Rubião com acervo rico e importante para atender aos interessados em artes plásticas e literária. Memorial Bernardo Guimarães e Galeria de Arte Nello Nuno onde os visitantes podem experenciar a diversidade artística da produção contemporânea através de exposições temporárias.

Núcleo de Conservação e Restauração: visita orientada aos ateliês deste núcleo aproximando o público dos diversos procedimentos e técnicas presentes nos processos de restauração de obras de arte.

Núcleo de Arte: durante a visita orientada aos seus ateliês é realizada uma oficina onde, além de conhecer diversas técnicas e procedimentos, o visitante pode também vivenciar o processo criativo. A visita é finalizada no Memorial Pedro Aleixo localizado no Núcleo de Arte.

E em oficinas:

- Ser Humano é ser artista (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina pretende instaurar um espaço de criação e reflexão sobre o contexto social que estamos imersos a partir do Teatro do Oprimido, da Intervenção Urbana e da interlocução entre as linguagens artísticas.

- Estímulo à Leitura (Ensino Fundamental I): Por meio de contações de histórias, práticas teatrais e eventos lúdicos, a oficina busca alimentar o interesse pela leitura e construir artisticamente a formação intelectual e social dos indivíduos.

- Teatro nas Escolas (Ensino Fundamental II): A proposta é ministrar uma oficina de jogos teatrais com estrutura dramática (Onde, Quem e O Que), que tratem fundamentos básicos do teatro como som e ritmo, tempo e espaço, percepção, foco, coletividade e expressão.

- Cinema e Cidadania (Ensino fundamental I e II e Ensino Médio): Essa ação utiliza a capacidade de provocação e entretenimento das obras cinematográficas para que, posteriormente, possamos praticar a cidadania por meio de uma plenária.

- Identidade Negra (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio): Por intermédio de uma ampla linguagem artística, a ação utiliza elementos da memória e da cultura negra para resgatar a identidade ancestral dos indivíduos.

- 7 Chakras - O despertar teatral (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina busca promover o autoconhecimento dos indivíduos a partir da utilização de potenciais dos chakras, presentes na medicina oriental e em algumas práticas teatrais.

- Visita à Galeria de Arte Nello Nuno: Consiste na mediação cultural das exposições de arte contemporânea realizadas na Galeria de Arte Nello Nuno, com atividades que permitem aos participantes potencializar a experiência estética do encontro com a obra.

- O Jogo Teatral da Criança: Psicomotricidade: Destinada ao público infantil, a ação traz atividades teatrais que desenvolvem a criatividade, as funções motoras e, por meio da brincadeira coletiva, manipulam diferentes elementos plásticos.

 

Para as instituições interessadas em participar das oficinas, basta preencher o formulário online disponível no site. As inscrições são válidas para o segundo semestre de 2016 e ficam abertas até o dia 20 de junho.

 

Visitas 

Grupos (escolares e outras instituições) precisam marcar previamente as visitas. A duração da visita poderá variar entre uma a duas horas dependendo dos objetivos traçados pela instituição juntamente com a FAOP.

 

Contato
Rua Irmãos Kennedy, 601  | Bairro Cabeças  CEP: 35400 000
Ouro Preto | MG
Tel: (31) 3551-2014

Agendamento

Preencha os campos abaixo

Todos os campos com * são obrigatorios