PROGRAMA | PROTEÇÃO E SALVAGUARDA DE ACERVOS CULTURAIS

Gerir e preservar os acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, possibilitando a melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão. Otimizar a gestão de documentos nos órgãos e entidades do poder executivo do estado de Minas Gerais visando maior controle da produção, classificação, tramitação, uso, avaliação, destinação, preservação e acesso aos documentos públicos e aos privados de interesse público e social, para garantir o registro da memória e fornecer subsídios à defesa, propositura, desenvolvimento e implemento de políticas públicas. Garantir à sociedade o exercício do direito à identidade cultural, promovendo a preservação de bens de natureza material e imaterial e a efetiva implantação de uma política de preservação de bens de valor histórico, artístico, cultural e arquitetônico, representativos da cultura mineira em suas diversas manifestações, contextos e épocas. Bem como promover a melhoria das instalações e dos espaços físicos dos bens tombados, visando à conservação e à preservação destes. Contribuir para a preservação do patrimônio cultural por meio de ações para a conservação e a restauração de acervos culturais.

AÇÃO | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Contribuir para a preservação do patrimônio cultural, por meio da restauração e conservação de acervos do estado de Minas Gerais, bem como da realização de laudos, vistorias, elaboração de projetos e prestações de serviços.

Acesse dados e informações sobre programas e ações vigentes no Governo do Estado de  Minas Gerais, incluindo a Fundação de  Arte de Ouro Preto | FAOP.