DÚVIDAS FREQUENTES

 

Como ingressar no Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP?

O Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP permite a inscrição de novos alunos por meio de editais publicados, normalmente, duas vezes ao ano. A divulgação desses processos seletivos semestrais é feita no próprio Site, além das redes sociais da FAOP, como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Acesse o menu Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, submenu Núcleo de Conservação e Restauração e confira outras informações sobre o Curso, como a matriz curricular e o regimento interno.

 

Como realizar a matrícula nos cursos de arte da FAOP?

Os cursos do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP recebem matrículas, normalmente, duas vezes ao ano. As divulgações das grades dos cursos e das matrículas semestrais são feitas próprio no Site, além das redes sociais da FAOP, como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Acesse o menu Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, submenu Núcleo de Arte e confira outras informações sobre o Curso, como a matriz curricular e o regimento interno.

 

Como as comunidades podem ter obras restauradas pela FAOP?

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP atende comunidades que desejam ter obras restauradas nas modalidades papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Essa ação é gratuita, com a exceção de serviços terceirizados, e, em alguns casos, com a demanda de materiais específicos e o transporte das obras. As restaurações são realizadas pelos alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão de professores e monitoria da equipe técnica. Esse processo se configura como estágio curricular obrigatório. Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Conservação e Restauração, por meio do telefone (31) 3551-2014 ou pelo e-mail: coordenacaorestauracao@faop.mg.gov.br. A partir desse contato, um cadastro é realizado. De acordo com a demanda do Núcleo, a equipe da FAOP vai até o local onde a obra se encontra para fazer as devidas avaliações.

 

Como ter obras restauradas pelo Labcor da FAOP? 

Voltado para acervos públicos e particulares, o Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio | Labcor da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP presta serviços no campo da restauração de bens móveis e imóveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete, além de laudos técnicos que oferecem diagnósticos das obras. Inaugurado em 2018, o Labcor conta com equipamentos e materiais de última geração, o que permite a recuperação precisa dos bens culturais restaurados. Ele está localizado na Casa do Rosário da FAOP, na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. Interessados nos serviços podem entrar em contato pelo telefone (31) 3552-2480 ou e-mail: laboratoriorestauracao@faop.mg.gov.br.

 

Como expor trabalhos na Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP?

A agenda da Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP é organizada por meio de edital público anual. São aceitas propostas para exposições individuais e coletivas nas categorias: pintura, desenho, escultura, gravura, objeto, cerâmica, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalação e outras linguagens plástico-visuais. A Galeria fica localizada no Centro Histórico de Ouro Preto, na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário. Entre no menu Galeria de Arte Nello Nuno para ter acesso a outras informações.

 

Quem pode participar do Concurso Nacional de Presépios da FAOP?

Qualquer pessoa pode se inscrever no Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. O edital é aberto uma vez ao ano e divulgado no próprio Site, além das redes sociais da FAOP, como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Entre no menu Concurso Nacional de Presépios e veja outras informações.

 

O que são as ações educativas na Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP?

A Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP recebe alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da região. As visitações guiadas fazem parte do programa Cidadania Poética e têm como objetivo ampliar o acesso de crianças e jovens à cultura, por meio de mediações, estudos de obras e atividades pedagógicas. Todas as atividades são gratuitas e abertas para inscrições de escolas e de grupos organizados. Para agendar as visitas, o interessados devem ligar no (31) 3552-2480 ou entrar em contato pelo e-mail: assessoriaextensao@faop.mg.gov.br.

 

Quem pode solicitar empréstimos dos livros da Biblioteca Murilo Rubião da FAOP? 

A Biblioteca Murilo Rubião da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP é aberta a toda a comunidade e realiza empréstimos gratuitos dos itens do seu acervo. Para efetuar o cadastro, basta apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade; comprovante de residência; e ficha de inscrição preenchida com os dados pessoais do usuário. A ficha está disponível no submenu Biblioteca Murilo Rubião.


ATENÇÃO: Se a resposta para a sua dúvida não se encontra aqui, acesse o Fale Conosco do nosso site e preencha o formulário.