PROGRAMA | FOMENTO, DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO À CULTURA E AO TURISMO

Fomentar a cultura e promover a economia da cultura em todo o território mineiro a partir do investimento direto e indireto em projetos culturais, da realização de capacitação/orientação de proponentes e incentivadores e do acompanhamento e monitoramento dos projetos aprovados. Favorecer a construção de conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural, formar e instrumentalizar multiplicadores para sua preservação. Criar, apoiar, incentivar e realizar políticas públicas e ações de estímulo à democratização do acesso à cultura e aos seus mecanismos de produção, visando à ampliação das redes e ações de distribuição, promovendo a difusão do patrimônio arquivístico, bibliográfico, museológico, artístico e cultural do estado em diversos espaços. Fomentar o desenvolvimento de infraestrutura turística nos municípios, incluindo placas de trânsito de orientação de destino, de forma a estimular o desenvolvimento da atividade.

AÇÃO | AÇÕES DE DIFUSÃO DAS ARTES E DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Divulgar as artes, a cultura e o patrimônio do estado por meio da produção e veiculação de publicações e de programações culturais, contribuindo para a formação de público e a democratização do acesso da população aos bens culturais.


Acesse dados e informações sobre programas e ações vigentes no Governo do Estado de  Minas Gerais, incluindo a Fundação de  Arte de Ouro Preto | FAOP.