• Foto | Marcello Nicolato

    Foto | Marcello Nicolato

  • Foto | Pedro Barroso

    Foto | Pedro Barroso

  • Foto | Caroline Fernandes

    Foto | Caroline Fernandes

NÚCLEO DE OFÍCIOS

O Núcleo de Ofícios está instalado no Complexo Barão de Camargos, onde a edificação foi reformada e adaptada para acomodar oficinas e cursos ligados aos ofícios tradicionais e às novas tecnologias, atendendo ao público jovem – Programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios; e ao público adulto – em especial os oficiais da construção civil. Abriga também o Laboratório de Restauro que realiza consultoria, diagnósticos e projetos de conservação e restauração de bens imóveis.

A consolidação do Núcleo de Ofícios na cidade de Ouro Preto representa um grande passo para a garantia da conservação do seu rico acervo, propiciando a formação de valiosas parcerias, sob gerenciamento da FAOP, além da criação de alternativas de ações de proteção.


O programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios

O ARO tem foco no desenvolvimento de saberes e práticas em artes plásticas e visuais, conservação e restauração, patrimônio, ofícios e manifestações artísticas, trabalhando técnicas elaboradas de arte, valorizando o conhecimento prévio do aluno.

A nova formatação do programa cria possibilidade de leitura do mundo, trabalhando habilidades críticas, criativas e o entendimento dos processos dinâmicos que permeiam as relações sociais, onde os conteúdos estejam integrados em um processo de vivências e práticas cotidianas. Os alunos matriculados e com frequência no ARO, recebem vale transporte, alimentação e uniforme.


Coordenação: coordenacaooficios@faop.mg.gov.br ou (31) 3551-4013. Rua Dom Helvécio, 428, Cabeças, Ouro Preto | MG


Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade

EARMFA oferece cursos livres de formação inicial e continuada, e de educação profissional na área artística e cultural estruturada em três núcleos: Núcleo de ArteNúcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios. Mantém sua essência através do respeito à identidade cultural do indivíduo, cultivo à liberdade de expressão, fomento à criação e proposição do novo, competência técnica, responsabilidade e seriedade na realização de sua missão como formadora das novas gerações de profissionais das áreas de arte, conservação e restauração, e dos ofícios.

A filosofia da EARMFA está pautada no conhecimento e vivência da cultura e nas suas práticas educativas que pensam a formação adequada para a inserção social e cultural dos seus educandos, além de promover qualificação profissional para atuação no campo da Arte, do Restauro e dos Ofícios. 

Com a singularidade de pertencer a uma fundação estadual, o projeto educacional da EARMFA tem a arte como elemento fundamental a todas as suas atividades, propondo unir cultura e educação para formação ampla, humanística e inclusiva, visando o indivíduo como um todo e a integração desta Fundação com a comunidade. Seu foco está no desenvolvimento humano, desvendando e incentivando potencialidades individuais e coletivas.

Assim, cada educando pode desenvolver sua autonomia, sua criatividade, se tornar pessoa propositiva, capaz de tomar decisões, resolver situações e se integrar definitivamente no seu espaço de (con)vivência.

Regimento da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade

Novidades