FESTIVAL DE INVERNO

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP atua como colaboradora do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019. Nesta edição, a FAOP é a responsável pela curadoria das exposições "O que a vida quer da gente é coragem"; "Me Fazendo Caminho"; e "Bordado: Criação e Arte".


SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO, MARIANA E JOÃO MONLEVADE 2019

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade acontecerá de 6 a 21 de julho em espaços públicos, centros culturais, espaços não convencionais, bairros e distritos de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, em Minas Gerais. O evento contará com diversas atrações gratuitas, como espetáculos, shows, exposições, intervenções e oficinas.

Esta será a 52ª edição do Festival de Inverno, que, em 2019, terá como tema central “Diálogos com os sertões das Gerais”, uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina (distrito ouro-pretano), registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto. O objetivo com a temática é provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida sertanejo. O Festival também registra os 50 anos de fundação da UFOP, que desde 2004 é a responsável pela promoção do evento.

Para além dos espetáculos, exposições e oficinas, neste ano, o Festival busca ampliar a interação com as comunidades locais, propondo ações de extensão universitária em bairros e distritos das três cidades. A programação contemplará apresentações e oficinas culturais, projetos nas áreas de saúde, administração financeira, empreendedorismo, práticas integrativas, culinária, esportes, entre outras.

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP, em parceria com a Fundação Gorceix e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e conta com o patrocínio da Vale.