9º Seminário Patrimônio Cultural oferece a Mesa de Debate I

9º Seminário Patrimônio Cultural oferece a Mesa de Debate I

Na tarde desta terça-feira aconteceu a primeira Mesa da programação do 9º Seminário Patrimônio Cultural, com mediação da Me. Soraia Aparecida Martins.

A Especialista Rosangela Reis Costa, do Grupo Oficina de Restauro, mostrou todo o processo de restauro da Igreja São José, localizada em Belo Horizonte. A proposta envolveu o resgate de todo o projeto inicial, que constava em antigos registros de posse da Igreja.

Em seguida, o Prof. Dr. Alexandre Ferreira Mascarenhas, do IFMG de Ouro Preto, falou sobre patologias e restauração de estuque.  O Professor fez um resgate histórico sobre a origem da técnica e coleções de gesso, dando atenção ao processo metodológico que envolve as esculturas.

 O Restaurador Aldo Araújo finalizou a mesa trazendo todo os processo de restauração da tela do Mestre Athaíde.

Para dar prosseguimento à programação do Seminário, às 14h de hoje acontece a segunda Mesa, trazendo para discussão os temas: “Limpeza química em obras de arte; Uso do agar-agar: novos experimentos na Pinacoteca de São Paulo”, “Restauração de obras contemporâneas” e “Restauração de bonecos como objetos artísticos”.

07/04/2016