ARO abre matrículas para 2015 com novos cursos

O programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios está com matrículas abertas para os alunos do ensino médio com idade entre 13 e 18 anos. O programa tem a Arte, a Cultura e o Patrimônio como bases para o desenvolvimento do aluno.

Dança, circo, capoeira, teatro, fotografia, graffite, pintura, mosaico, violão, percussão, edição de áudio e vídeo são algumas das aulas oferecidas. Os cursos são gratuitos e divididos em três ciclos, onde os alunos podem montar sua grade de aulas de acordo com seus interesses e aptidões. O 1° ciclo é destinado aos  jovens que participam do  programa pela primeira vez e proporciona o contato inicial com as artes e noções de cidadania, pertencimento e patrimônio.

Os  jovens que já participaram do programa e que têm interesse em dar continuidade ao aprendizado, são contemplados pelo 2° ciclo, que trabalha técnicas mais elaboradas de arte em diversos âmbitos e o fortalecimento da identidade cultural por meio de noções de conservação e ofícios.

O 3º ciclo explora as habilidade desenvolvidas ao longo do 1º e 2º ciclo e foi criado para atender aos jovens que passaram pelo programa e tinham interesse em dar continuidade com novos cursos.

As estratégias pedagógicas utilizadas nos ensinamentos, valorizam o conhecimento prévio do aluno e trabalham as competências e habilidades específicas de cada área, desencadeando o autoconhecimento do jovem e  promovendo o fortalecimento do letramento e da identidade cultural, propiciando experiências significativas no processo ensino-aprendizagem.

Os alunos matriculados e com frequência no ARO recebem vale transporte, alimentação e uniforme. As aulas têm início no dia 2 de fevereiro e as matrícula acontecem de 28 de janeiro a 27 de fevereiro, de segunda a sexta, de 8h às 17h, no Núcleo de Ofícios, localizado na Rua Dom Helvécio, 428, bairro Cabeças. Mais informações pelo telefone (31) 3551-4013.

O programa ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios é patrocinado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, Ministério da Justiça, Secretaria Nacional do Consumidor e Governo Federal.

Grade de Cursos | ARO

1º Ciclo

Encadernação, Patrimônio e Cidadania, Modelagem, Circo, Biscuit, Dança, Capoeira, Jogos Educativos, Reforço Escolar (Português, Matemática e Inglês), Fotografia, Teatro, Arranjos Naturais, Desenho, Conservação de Papel e Pintura I.

2º Ciclo

Edição de áudio e vídeo, Pintura II, Stencil, Fotografia, Dança, Capoeira, Conservação de Papel, Graffite, Teatro, Circo, Reforço Escolar (Português, Matemática e Inglês), Mosaico, Encadernação e Ver(a)cidade.

3º Ciclo

Pintura III, Pática e Découpage, Artes Plásticas: projetos de intervenção, Musica:Violão, Percussão, Rádio Ciências, Xilogravura e Cinema Comentado.

Serviço:

Público: jovens de 13 a 18 anos.

Início das aulas: 2 de fevereiro

Matrículas: 28 de janeiro a 27 de fevereiro, de segunda a sexta, de 8h às 17h