Concurso Nacional de Presépios: meio século de arte e tradição. Vote on-line até 06/01

O Concurso Nacional de Presépios da FAOP chega a sua 50° edição neste ano, promovendo a arte, a cultura e os saberes tradicionais, além de premiar artistas por todo o país. A exposição dos presépios foi inaugurada dia 07/12 na Galeria de Arte Nello Nuno, espaço da Fundação que fica no bairro do Rosário em Ouro Preto, com entrada gratuita.

Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), celebra o alcance e a importância do Concurso. "Importante destacar todos os servidores da Faop, assim como todos os artistas que, ao longo de meio século fizeram de nosso Concurso Nacional, um dos mais importantes e tradicionais do país. Celebrar 50 anos com tamanha relevância é motivo de orgulho para todos nós da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo de Minas Gerais".

Nesta edição, 20 presépios foram selecionados para participar. Também integra a exposição uma urna de votação, onde os visitantes podem inserir a cédula com seu presépio favorito, mas a escolha também pode ser feita de forma inteiramente online, a partir deste formulário https://forms.gle/um4NiSL5ywgTm27VA, disponível também nas redes sociais da FAOP. É apenas a segunda vez que a votação ocorre de forma híbrida, e a ideia surgiu devido ao grande alcance que as votações atingiram durante a pandemia, em 2020.

Já na inauguração da exposição será revelado o vencedor e o 2° lugar de acordo com o Júri Técnico, formado por uma comissão julgadora de 5 membros, prevista em edital. O Júri irá avaliar as obras e decidirá quem levará para casa os prêmios de R$ 2 mil (1º lugar) e de R$ 1.8 mil (2º lugar).

Já o campeão do Júri Popular, só será revelado no dia 7 de janeiro, assim que os votos forem contabilizados. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e nas redes sociais da FAOP. Vale lembrar que na mostra os presépios não terão a autoria identificada.

A Galeria de Arte Nello Nuno fica aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. A visitação é gratuita.

Conhecendo o concurso

O Concurso Nacional de Presépios teve início em 1972, poucos anos após a criação da FAOP, em 1968. Desde o começo sua intenção era a de valorizar as expressões artísticas e culturais tradicionais das comunidades. E assim ocorreu ao longo dos anos. A cada edição, os  inscritos expressam a criatividade, o conhecimento e até parte de sua identidade. Nesse processo, são conhecidas também suas referências estéticas e afetivas a partir dos recursos que dominam ou mesmo daqueles disponíveis no momento da criação.

Público e a equipe da Fundação de Arte de Ouro Preto se surpreendem com obras que despertam emoções e acabam por revelar memórias pessoais. Curiosidade, admiração e reflexão são alguns dos sentimentos que motivam o público a escolher os presépios. Para a comissão técnica, a classificação vai de acordo com a criatividade, a originalidade e a execução técnica.

Na última edição, o campeão pelo Juri Técnico foi o presépio “Oxigênio”, do artista Yure Mendes, de Juiz de Fora, que se tornou tricampeão do concurso. Ele utilizou  técnicas de solda elétrica para representar Maria, José e o Menino Jesus e impressionou os jurados mais uma vez com o conceito e a estética, ao mesmo tempo. Já o 2° lugar da mesma categoria ficou com o ouro-pretano Luiz Carlos Bento, que produziu a obra “Natal Brilhante” a partir de diversos materiais recicláveis, como folhas de revistas, bonecos, cabides e enfeites natalinos.

Outra ouro-pretana também se destacou na última edição, mas dessa vez pelo Júri Popular. Ana Carolina Dias deu vida à “Mágica Caixa de Luz do Natal”, nome que faz jus ao presépio, que com um jogo de luz e sombra reproduziu os tradicionais personagens da cena do nascimento de Cristo no fundo de uma caixa de papelão reciclada.

Exposição comemorativa em BH

Além da tradicional mostra do concurso, em Ouro Preto, a Fundação de Arte de Ouro Preto|Faop, vai promover, em Belo Horizonte, por meio da parceria com o Centro de Arte Popular, a exposição  “Presépios: Tradição Preservada - 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da FAOP”. A exposição entra em cartaz na próxima sexta-feira (09/12), às 19h, e vai até 05/02.

O Centro de Arte Popular faz parte do Circuito Liberdade. O endereço é Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes. Funciona de terça a sexta-feira, de 12h às 18:30h, e aos sábados e domingos de 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviço

50º Concurso Nacional de Presépios da FAOP

Exposição: 07/12/2021 a 06/01/2022

Endereço: Galeria de Arte Nello Nuno ( Rua Getúlio Vargas, 18, Rosário, Ouro Preto)

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados e domingos, das 14h às 18h

Formulário de votação On-line

Entrada Gratuita

Para mais informações: assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br


 


12/12/2022