Confira Resultado da votação popular do 51º Concurso Nacional de Presépios

O Concurso Nacional de Presépios teve início em 1972, poucos anos após a criação da FAOP, em 1968. Desde o começo sua intenção era a de valorizar as expressões artísticas e culturais tradicionais das comunidades. E assim ocorreu ao longo dos anos. A cada edição, os participantes expressam a criatividade, o conhecimento e até parte de sua identidade. Nesse processo, são conhecidas também suas referências estéticas e afetivas a partir dos recursos que dominam ou mesmo daqueles disponíveis no momento da criação.

Público e a equipe da Fundação de Arte de Ouro Preto se surpreendem com obras que despertam emoções e acabam por revelar memórias pessoais. Curiosidade, admiração e reflexão são alguns dos sentimentos que motivam o público a escolher os presépios. Para a comissão técnica, a classificação vai de acordo com a criatividade, a originalidade e a execução técnica.

Na última edição, que celebrou os 50 anos do Concurso, a campeã pelo Juri Técnico foi Paula Lima, de Caeté (MG), com a sua criação “Fonte de Luz”. “Queria produzir algo que fosse muito significativo, mas, ao mesmo tempo, não tão explícito”, disse Paula sobre o seu presépio. Na Votação Popular, o belo-horizontino Ivan Pontel foi vencedor com o “Natal dos Pequeninos”. “Sou movido pela curiosidade, disse o artista autodidata que recriou a famosa cena usando palitos de fósforo.

ACESSE:

 
RESULTADO VOTAÇÃO POPULAR - 51º CONCURSO NACIONAL DE PRESÉPIOS

EDITAL COMPLETO COM FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL - ERRATA



15/01/2024