Cultura e arte na pandemia: cursos online da FAOP no ano de 2020

  • Aula Online do Curso  Panorama da Arte no Brasil com o professor César Teixeira

    Aula Online do Curso Panorama da Arte no Brasil com o professor César Teixeira

2020 foi um ano desafiador para todo mundo e não diferente para a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Diante do cenário imposto pela pandemia do coronavírus, a instituição precisou criar diversas ações on-line para, em segurança, manter o compromisso de incentivar a produção de arte e a conservação do patrimônio cultural do país. 

Uma das principais medidas adotadas foi o oferecimento de 230 vagas em 12 turmas de cursos online, no 2º semestre de 2020, oferecidos pelo Núcleo de Arte e Ofícios, sendo eles: 

• Panorama da Arte no Brasil com o professor César Teixeira;

• Introdução à Videoarte – Audiovisual II com o professor Ricardo Macêdo;

• Introdução à Xilogravura com a professora Ana Fátima Carvalho;

•Técnicas Alternativas em Gravura I e II com a professora. Gabriela Rangel;

• Mosaico de Vidro sobre Objetos com a professora Andreia Miranda;

• Violão – Módulos I, II e III com o professor Marquinho Aniceto;

•  Bordado: criação e arte com a professora Ana Célia Teixeira;

• Ateliê de Desenho, Pintura e Objeto – Módulo II com a professora Rachel Falcão;

• Desenho II: criação, composição e cor com o professor César Teixeira.

A forte adesão e o depoimento positivo de alunos de diversos lugares do Brasil foram importantes para identificar uma demanda reprimida: a necessidade de impactar outras regiões do país com os cursos da FAOP. 

“Transformar cursos que até então eram presenciais em cursos on-line, acabou se tornando uma necessidade durante o período de pandemia. Nunca havíamos enfrentado uma mudança tão brusca e inesperada no modo de ensino, mas conseguimos vencer esse desafio. Ainda há muito a melhorar e evoluir, mas acreditamos ter traçado um bom caminho até aqui, o que se deve também à dedicação e organização de professores, coordenadores e dos próprios alunos”, afirma Júlia Mitraud, presidente da FAOP

Participantes dos cursos remotos da FAOP aprovam a experiência

Além de moradores de Ouro Preto e Mariana, foram recebidas 310 inscrições de diversas cidades do país, entre elas Recife (PE), Manaus (AM), Santa Cruz do Sul (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).

Um dos alunos matriculados foi Luís Henrique de Azevedo, que é natural da cidade mineira de Oliveira e estudou Xilogravura. Ele afirma que o curso foi uma ferramenta importante para lidar com a pandemia. 

 “O curso de Xilogravura da FAOP, adaptado para o ensino remoto, me ajudou, sobretudo, a enfrentar melhor esse tempo de pandemia que ainda estamos vivendo. Isso porque as aulas foram muito agradáveis, a professora Ana Fátima é bastante dedicada e sempre disponível a tirar dúvidas, e o conteúdo do curso foi muito interessante”, explica. 

A aluna Vitória Kalocsay, moradora do Rio Grande do Sul, não poderia fazer o curso Panorama da Arte no Brasil presencialmente.

  “O fato de ser um curso online, para mim, foi ótimo, porque me permitiu ter acesso às aulas da FAOP, mesmo morando em outro estado. As aulas foram enriquecedoras e considero uma escolha certa ter me inscrito para o curso neste momento de quarentena”, conta.

Igor Soares, morador de Belo Horizonte, também aproveitou a oportunidade para estudar com a fundação. 

 “Desde a minha adolescência, sempre desejei participar de um curso na FAOP. Ouro Preto inspira a arte e a cultura, mas o fato de morar em Belo Horizonte impedia o deslocamento. Com o isolamento social, a FAOP inovou e ofereceu o curso de xilogravura na modalidade remota, o que possibilitou a minha inscrição. Após meses de aprendizado ao lado da Fatinha, uma professora cuidadosa e uma artista brilhante, afirmo que essa oportunidade me fez ampliar horizontes e definir a xilogravura como uma proposta de transformação”, explica. 

Gilda Nogueira, natural de Lisboa, em Portugal, mora no Brasil e se mudou para o bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, para ficar perto do Núcleo de Arte & Ofícios.  Ela conta que chegou a duvidar de que conseguiria aprender Técnicas Alternativas em Gravura pela internet, mas explica que se surpreendeu com o formato: “Gabriela (professora da disciplina Técnicas Alternativas em Gravura I e II) usa a técnica de enviar roteiros semanais também, com textos, vídeos discutindo arte, processo criativo, técnicas de gravura passo a passo, e apresentando vários artistas gravadores do Brasil e do mundo. Durante a aula acontecia um momento teórico, onde se debatia arte, processos, possibilidades da gravura, campo expandido, obra de alguns gravadores. E em um segundo momento prático, em que produzimos juntos, cada um na sua casa, ao mesmo tempo, discutindo dificuldades e soluções que foram surgindo durante o processo”, conta. 

A professora citada por Gilda, Gabriela Rangel, que também é  diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade se surpreendeu, tal como sua aluna,  com todas as novas experiências e conhecimentos que o ensino on-line proporcionou tanto para a turma, quanto para a própria educadora: “Foi preciso repensar e reinventar os processos. Trocas e contribuições foram oferecidas por cada um e, assim, aquilo que inicialmente se mostrava confuso, às vezes inviável – desenvolver a gravura em cavado fora do ateliê e sem prensa, hoje se apresenta em trajetórias e trabalhos com inúmeras possibilidades de continuidade e desdobramentos. Na busca de soluções para executar a técnica de gravura em casa foi possível descobrir outras possibilidades de materiais que são ainda mais acessíveis e também não tóxicos, trabalhando principalmente a reutilização e reaproveitamento, ou seja, encontrando uma alternativa sustentável para substituir, de certa forma, os instrumentos e materiais usados no ensino presencial”, afirma.

Além dos cursos on-line, o Núcleo de Arte & Ofícios promoveu uma série de lives sobre Processos Criativos, organizadas pelo Professor Ricardo Macêdo, disponíveis ao público em geral, trazendo a possibilidade de diálogo sobre processos e produções com artistas contemporâneos renomados.

A coordenadora e também professora do Núcleo de Arte & Ofícios, Rachel Falcão, afirma: "apesar da saudade dos encontros presenciais e da prática coletiva nos ateliês, as aulas online oferecidas pelo Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP revelaram-se uma grata surpresa! O carisma e o comprometimento dos professores e professoras se somaram à participação interessada de pessoas de várias partes do Brasil, gerando uma intensa troca de informações, pesquisas e experimentações!"

Para o esperado futuro onde os encontros presenciais voltarão à rotina, a expectativa é que possa se encontrar um equilíbrio entre os dois modelos de ensino, para que vantagens como a quebra de limites territoriais, o intercâmbio entre diferentes referências que variam de acordo com as localidades, e as novas soluções práticas encontradas, se unam aos benefícios da troca “olho no olho” e da própria estrutura física que a FAOP dispõe. Por enquanto, as aulas online continuarão sendo realidade e as matrículas para novos cursos estarão disponíveis a partir do mês de fevereiro. 


21/01/2021