Curso Técnico de Conservação e Restauro da FAOP no programa Trilhas de Futuro

Programa do Governo Estadual oferece mais de 40 mil vagas gratuitas em toda Minas Gerais, com ajuda de custo para transporte e alimentação.


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do projeto Trilhas de Futuro,  abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos em todo o estado, até o dia 30 de agosto. A Fundação de Arte de Ouro Preto foi uma das instituições aprovadas no credenciamento, para oferta do Curso Técnico em Conservação Restauro. O cadastro dos interessados deve ser feito no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br


O Programa Trilhas de Futuro tem como objetivo expandir a oferta gratuita da educação profissional em toda Minas Gerais, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise das instituições. Podem se inscrever para as vagas estudantes de escolas públicas e privadas matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também quem já concluiu essa etapa de ensino. 


Estão previstas, a princípio, 40 mil vagas, seguindo as prioridades estabelecidas do público-alvo e a listagem de cursos e localizações. Todos os alunos selecionados para participar, receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.


Sobre as inscrições

A inscrição no Projeto Trilhas de Futuro para os candidatos será realizada, exclusivamente, através de formulário eletrônico, disponível no site do projeto. Aqueles candidatos que não tiverem acesso aos recursos digitais para se inscreverem, podem procurar ajuda na escola estadual mais próxima em seu município. 


Cada candidato pode indicar até três cursos de interesse, mas a matrícula só pode ser realizada em um curso. Só podem ser feitas inscrições para cursos e instituições listadas no Catálogo de Cursos, como a FAOP. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro. 


No momento da inscrição, é preciso fornecer informações como nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, nome da mãe/pai ou responsável legal, entre outras, todas já disponibilizadas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br


Ordem de prioridade

Após as inscrições, a seleção para as matrículas será realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e nas localidade, e cursos prioritários indicados, respeitando os critérios elencados na seguinte ordem de prioridade:


I - Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;

II - Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;

III - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública estadual;

IV - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;

V - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública federal ou municipal;

VI - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;

VII - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede particular;

VIII - Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.


Sobre os alunos aprovados no último Processo Seletivo da FAOP

A Fundação de Arte de Ouro Preto, por meio da nossa Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizou, nas últimas semanas, o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico em Conservação e Restauro. O Resultado Final já está disponível em nosso site.

Entretanto, com a aprovação do credenciamento dentre as instituições do Trilhas de Futuro, a realização da matrícula e início das aulas serão adiados momentaneamente, para que os interessados possam se inscrever e terem acesso aos benefícios do programa, ou seja, o curso gratuito e ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Mais informações foram disponibilizadas por email aos aprovados no processo seletivo e, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.

26/08/2021