FAOP celebra Dia do Patrimônio Cultural com apoio à Semana do Patrimônio de Ouro Preto

A Secretaria de Cultura e Patrimônio comemora a semana com várias ações e a FAOP participa na data de homenagem ao Rodrigo Melo Franco de Andrade

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP vai comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico , na próxima terça-feira, 17 de agosto, junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, que promove a Semana do Patrimônio de Ouro Preto entre os dia 11 e 17 deste mês.

A programação do último dia da semana de eventos, dia 17, que é quando comemora-se de fato a data, consiste na realização do 1º Encontro de Gestores e Agentes de Preservação do Patrimônio Cultural, do III Fórum de Educação Patrimonial.  O evento presencial vai acontecer no Auditório da Casa Bernardo Guimarães, entretanto a participação será restrita a convidados que confirmarem presença. Os demais podem acompanhar a transmissão online via canal do Youtube da Casa do Professor/Secretaria Municipal de  Educação.

A data homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade

Em homenagem ao jornalista, advogado e escritor mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, o dia 17 de agosto, data de seu nascimento, foi intitulado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Rodrigo participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas entre 1934 e 1945, quando se tornou um dos  maiores responsáveis pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em seguida, essa luta pela preservação ocasionou a criação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, que teve Rodrigo como o seu primeiro presidente.

Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade e a preservação na FAOP

No ano seguinte à sua inauguração, em 1969, a Fundação de Arte de Ouro Preto integrou à sua estrutura a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA, criada por sugestão dos artistas Nello Nuno e Annamélia Lopes, oferecendo cursos em variadas áreas da arte. Ainda neste primeiro momento, o restaurador Jair Afonso Inácio, teve a iniciativa de organizar junto à Escola, o primeiro curso para a formação de Conservadores-Restauradores no Brasil.

Atualmente, a Escola é estruturada em dois núcleos: o Núcleo de Arte e Ofícios e o Núcleo de Conservação e Restauração. O último tem como principal missão formar e capacitar profissionais com uma postura crítica e ética na área de conservação e restauro dos bens culturais e abriga o Curso Técnico em Conservação e Restauro, um dos mais tradicionais do país.

O curso é responsável por capacitar profissionais para trabalhar em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete e também tem significativa importância na preservação de acervos comunitários, já  que recebe peças como material didático com custos mínimos para as paróquias e comunidades. Além dos alunos, a equipe técnica também atua na preservação patrimonial realizando consultoria, diagnósticos e projetos de conservação e restauração dos bens móveis e integrados, e ainda promove ações de educação patrimonial junto às comunidades atendidas.

Além de todo o trabalho do Núcleo, a Fundação de Arte de Ouro Preto também integrou a suas ações, em 2018, o Laboratório de Conservação e Restauro – Jair Afonso Inácio (LABCOR), destinado à prestação de serviços no campo da restauração de bens móveis e imóveis, recebendo acervos públicos e particulares.

11/08/2021