FAOP dá início ao seu projeto de expansão e inaugura unidade em Paracatu

Em 52 anos de história, é a primeira vez que a fundação atua em um novo endereço físico 


Os dias 6 e 7 de agosto de 2021 representam, agora, um marco histórico para a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Após mais de 52 anos de existência, a instituição inaugura oficialmente um novo endereço fora do município de Ouro Preto, e passa a ter uma unidade em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais.


A cerimônia de inauguração foi realizada no Centro Administrativo da cidade, durante a programação do Encontro de Prefeitos e Gestores do Noroeste e Alto Paranaíba, que aconteceu entre os dias 6 e 7 de agosto. O encontro contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca, do prefeito de Paracatu, Igor Santos, e de outras autoridades. 

 

Além da assinatura de protocolo de cooperação entre a Secult e o município, a sexta-feira(06) contou com uma série de palestras. O secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, abriu o encontro falando sobre “Patrimônio, Turismo e meio ambiente gerando empregos: Tendências contemporâneas da Experiência em viagens”, já o presidente do IEPHA, Filipe Cardoso Vale Pires, trouxe o tema “ICMS Cultural: O papel do IEPHA e das e políticas de incentivo à preservação do patrimônio Cultural”.


Os presentes tiveram a oportunidade ainda de participar das palestras “Reviva Turismo”, oferecida pela Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, e “O papel da Empresa mineira de Comunicação na difusão e promoção da Cultura e Turismo em Minas Gerais”, apresentada pelo Sérgio Rodrigo Reis, presidente da EMC.


O primeiro dia do encontro também foi marcado pela assinatura da Carta de Intenção para que, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, sejam desenvolvidos projetos de formação artística e cultural no município, a assinatura do Decreto que cria o Polo Gastronômico e Cultural de Paracatu, e ainda a inauguração da Praça do Santana, localizada no centro histórico da cidade, após sua revitalização. 


O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destacou que as parcerias colocam a cidade e a região no protagonismo cultural do estado de Minas Gerais.



“Quero dar meus parabéns e meus agradecimentos ao prefeito e ao secretário de cultura e turismo de Paracatu por entenderem tão prontamente a importância da cultura e do turismo na geração de emprego e renda, mas sobretudo por compreenderem a cultura como transformadora de almas.”, afirma Leônidas. 


O prefeito de Paracatu, Igor Santos, também agradeceu as instituições presentes e falou sobre a importância da cultura e do turismo como desenvolvedor econômico e social para a cidade: “Paracatu é uma cidade bicentenária, mas que vive um desafio muito grande que é o fim iminente da mineração. A gente precisa pensar alternativas desde já, e investir na cultura e no turismo é uma delas. Por isso, nós empreendemos muito mais esforços para seguir nesse caminho”. 



Entenda como vai funcionar a FAOP em Paracatu 


A unidade, localizada na rua Temístocles Rocha,  nº 125, no centro de Paracatu, já está pronta para iniciar os trabalhos. As atividades terão início com os Cursos de Primavera de Arte e Ofícios. Existem, no momento, opções de cursos de diferentes linguagens artísticas para atender as necessidades e desejos próprios da comunidade. Além disso, a previsão é que em 2022, a unidade ofereça também o tradicional Curso Técnico em Conservação e Restauro. 


No último sábado (07), dando continuidade à programação, a delegação da SECULT MG , a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Edwiges Leal, o coordenador administrativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Victor Lucchesi, junto com os representantes da Prefeitura do município, realizaram uma visita ao espaço para conhecer a estrutura da nova casa da FAOP, que resultou em ricas discussões sobre sobre patrimônio,  restauro e formação para artes e ofícios, já prevendo possibilidades e alguns dos próximos passos da nova unidade da instituição.


Para Jefferson Fonseca, presidente da FAOP, a expansão é uma ação importante para valorização do patrimônio histórico e também para geração de trabalho, emprego e renda na região.


“Nós da FAOP estamos muito felizes por essa oportunidade e enorme desafio de ampliar as nossas ações. Celebramos a inauguração com muito entusiasmo por entendermos que ela é resultado dos nossos esforços para a democratização do acesso ao conjunto de saberes que o restauro, a conservação, as artes e os ofícios podem oferecer. É um momento único e um passo importante para abertura e promoção de mais oportunidades para propagar conhecimento e formação pelo estado.”, afirma o presidente.


Além dos cursos e atividades formativas nas áreas das artes, dos ofícios, da conservação e restauração de bens culturais, a FAOP também irá atuar na realização de ações de conservação e restauração de bens culturais e de extensão.


Conheça mais sobre a cidade de Paracatu


A cidade de Paracatu é conhecida por ser um pólo irradiador de cultura, de tecnologia e de desenvolvimento dentro da região Noroeste de Minas Gerais. Diversos pontos do município, que conta com população de 93.862 habitantes, se destacam pelo seu potencial turístico e cultural.


Em 2010, o centro histórico do município foi tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que indicou Paracatu a lista de Patrimônio Cultural Brasileiro, o arraial que deu origem a cidade começou a surgir provavelmente entre 1690 e 1710, que também foi marcada pela mineração e foi palco da extração das últimas jazidas do ciclo do ouro.


Além de ter uma população extremamente hospitaleira, que se orgulha em  preservar suas tradições e valores, o município se destaca pelo seu valor histórico, seu conjunto arquitetônico e cultural, sua gastronomia,  e por sua localização estratégica.

09/08/2021