FAOP inicia novo semestre com mais de 500 inscrições em seus cursos online

  • Aula Online do Curso Mosaico de Vidro sobre Objetos com a professora Andreia

    Aula Online do Curso Mosaico de Vidro sobre Objetos com a professora Andreia

Os cursos do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP receberam 515 inscrições no processo de matrícula do primeiro semestre de 2021. Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, foram preenchidas 263 vagas, com alunos de 66 cidades brasileiras e 3 distritos, distribuídas em 14 cursos disponibilizados pela Fundação

 

Destas, 39 vagas foram ocupadas por alunos  do Programa de Formação em Arte (que iniciaram o curso presencialmente na sede do Núcleo, antes da pandemia, e estão em continuidade) e 224 vagas foram ocupadas pelo público interessado em geral. 

Apenas não foram preenchidas em sua totalidade as vagas disponíveis para os módulos avançados de Violão (III e IV) – o que possibilitou a abertura de uma segunda turma de Violão Módulo I – e a turma de Mosaico de Vidro sobre Objetos Módulo II,  em que os alunos dependiam do pré-requisito Módulo I. 

 

O processo de matrícula ocorreu por meio de envio de formulário online e foi divulgado pelo site, pelas redes sociais e outros veículos de comunicação. As aulas começaram no dia 1º de março e durarão até 30 de junho, de forma online e totalmente gratuitao que reforça o compromisso social da FAOP com o país, principalmente nesse período tão desafiador. 

Interessados em mais de 130 cidades brasileiras 

Ao todo, a Fundação recebe inscrições de jovens e adultos de 132 cidades e 4 distritos, distribuídos ao longo do território brasileiro. Dos 252 inscritos que ficaram na lista de espera, caso haja alguma desistência nas  duas primeiras semanas de aula, alguns ainda podem ser chamados, por ordem de  inscrição. 

Além de moradores de Ouro Preto e Mariana, incluindo os distritos ouro-pretanos de Cachoeira do Campo, Chapada e Santo  Antônio do Leite, constam em nossas turmas alunos de Manaus (AM); Ibiassucê, Porto Seguro e Presidente Tancredo Neves (BA); Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Várzea Alegre (CE); Brasília (DF); Conceição da Barra  (ES); São Luís (MA); Alfenas, Belo Horizonte, Betim, Canápolis, Carandaí, Caxambu,  Cláudio, Coluna, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Diamantina, Jaboticabas,  Ipatinga, Itabirito, Itaobim, Jesuânia, Juiz de Fora, Montes Claros, Morro da Garça,  Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco, Perdões, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, São  João Del Rei, São Lourenço e Varginha (MG); Ananindeua e Belém (PA); Jaboatão  dos Guararapes, Paulista e Recife (PE); Picos (PI); Londrina (PR); Cachoeiras de  Macacu, Campos dos Goytacazes, Niterói, Rio de Janeiro e Três Rios (RJ); Natal  (RN); Abelardo Luz, Itajaí e Timbó (SC); Assis, Campinas, Caraguatatuba, Ilhabela,  Leme, São Paulo, Taubaté e Ituverava (SP). 

Também recebemos inscrições de Ilhéus e Salvador (BA); Beberibe (CE); Vitória (ES); Aparecida de Goiânia e Goiânia (GO); Paço do Lumiar (MA); Araçuaí, Araguari, Bom Despacho, Caeté, Cataguases, Chapada do Norte, Congonhas, Contagem, Coromandel, Curvelo, Delta, Esmeraldas, Formiga, Itaúna,  João Monlevade, Muriaé, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita – Distrito de Ouro Preto, Santos Dumont, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Gonçalo do  Sapucaí, Sarzedo, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Vespasiano, Visconde do Rio  Branco e Aiuruoca (MG); Campo Grande (MS); Aripuanã (MT); Catolé do Rocha,  Gurinhém e Mamanguape (PB); Camaragibe, Olinda e Vertentes (PE); Parnaíba e  Teresina (PI); Palmas e Curitiba (PR); Japeri e Paracambi (RJ); Porto Alegre e Santa  Maria (RS); Joinville (SC); Lagarto (SE); Jacareí, Osasco, Piracicaba, Salto, São  Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Araçoiaba da  Serra, Cananéia, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Salto (SP). 

FAOP está construindo trajetória de sucesso no ambiente digital

Essa é a segunda vez que a FAOP oferece matrícula para cursos online. A primeira, no segundo semestre do ano passado, contou com 310 inscrições de 85 cidades. A ideia surgiu como uma alternativa para continuar suas atividades no período de pandemia, em meio ao isolamento social.  

 

O aumento das inscrições e do número de cidades alcançadas com essa medida, revela o quanto os cursos online podem representar uma oportunidade para que o trabalho da Fundação atinja cada vez mais pessoas, que buscam por uma formação de qualidade nas disciplinas oferecidas, mas não teriam a oportunidade de cursar no ensino presencial.

 

A coordenadora e professora do Núcleo de Arte e Ofícios, Rachel Falcão, afirma que tem se surpreendido com os resultados positivos e que a expectativa para esse semestre é alta. “Alguns cursos estão se desdobrando em diferentes módulos, justamente pela riqueza da interação que está se dando entre professores e alunos. Os conteúdos estão rendendo ainda mais que o esperado, e esse é um dos motivos que nos fizeram optar por manter as aulas síncronas, já que as aulas em formato de gravações poderiam limitar essa comunicação. São encontros semanais intensos, de cerca de 3 horas de duração, que resultam em muitas trocas”, relata a coordenadora. 

 

O professor Ricardo Macêdo destaca a importância do trabalho dos colaboradores para manter a qualidade dos cursos oferecidos virtualmente. “Tudo isso é um processo de construção, o que foi feito no ano passado é aprimorado esse ano. É essencial tentar humanizar o máximo possível a interface e a maneira de lidar com os alunos”.  

 

Júlia Mitraud, presidente da FAOP, também lembra dos desafios de oferecer o ensino online, mas se orgulha dos resultados conquistados. “É sempre bom ter em mente que isso foi construído, experimentado, passo a passo, pois não tínhamos ainda exercitado este formato, não conhecíamos as plataformas de forma mais profunda. A FAOP se reinventou quando foi necessário, se manteve atuante, e isso me traz profundo orgulho”. 

 

A presidente ainda avalia que a oferta de cursos gratuitos neste momento de pandemia fortalece o compromisso e a função social que a FAOP exerce em todo o território nacional, e que mesmo quando as atividades presenciais forem retomadas, existe a possibilidade de continuação de alguns cursos online. 

 

04/03/2021