FAOP realiza visita técnica na Casa de Câmara e Cadeia em Mariana e dá início a parceria

Alunas da fundação são contratadas para fazer estágio na obra de restauração do local 

A Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP visitou a obra de restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana na última terça-feira(20/07) . A instituição foi representada pelo presidente Jefferson da Fonseca, pela diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel e pela coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Ana Paula Mendes.

O projeto de restauração do local está sendo realizado pela empresa A3 Restauros, que convidou a fundação para uma visita guiada por Adriano Furini, restaurador conservador responsável. As obras, iniciadas em novembro de 2020, tem previsão de 18 meses de duração, e tem como principal objetivo a preservação do imóvel, um imponente sobrado da arquitetura colonial de Minas Gerais, que foi projetado em 1768 e teve sua construção finalizada em 1795. O investimento no projeto foi de quase 2 milhões de reais. 

Visita foi marcada pelo início de uma parceria

A visita possibilitou o início de uma parceria da empresa com a fundação. Duas alunas do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP, do 2º e 3º módulo, iniciaram as atividades nesta obra, junto a A3 Restauros, em um estágio supervisionado extracurricular remunerado. As alunas Tayami Fonseca e Suelen Vieira estão animadas com os trabalhos que têm pela frente. A coordenadora Ana Paula, também declarou estar feliz com a novidade e grata pela confiança nas alunas, e segundo ela "a parceria com a empresa A3 é de extrema importância, principalmente para os alunos que terão a oportunidade de ganhar mais experiência e uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho”. 

A profissional da A3 Restauro responsável pela supervisão dos estágios é a restauradora Renata Figueiredo, que também teve sua formação no tradicional curso técnico da Fundação de Arte de Ouro Preto. Ela conta que o curso tem um grande peso por todo o território nacional: “Quando você chega em uma obra e as pessoas falam ‘tem técnico da FAOP aqui’ já impõe um respeito, e ao mesmo tempo muita responsabilidade e dedicação, porque a fundação nos ensina isso, nos exige. Aprendemos a valorizar e olhar com carinho para o patrimônio”. 

Sobre a contratação das estagiárias, Renata  reconhece a importância da parceria tanto para a FAOP, quanto para todos os envolvidos e acredita que a parceria tem tudo  para dar certo: “a FAOP cuida dos alunos, procura inseri-los no mercado de trabalho com responsabilidade. Considerando que sou uma ‘cria’ do curso, vai ser muito fácil lidar com as alunas, já que usamos a mesma linguagem técnica e compartilhamos da mesma responsabilidade com o patrimônio”. Renata afirma ainda que esse diálogo fácil já aconteceu outras vezes, por diferentes lugares do país onde já trabalhou, quando encontrou outros profissionais formados pela fundação.

A A3 Restauros atua no mercado de restauração e conservação de arte, monumentos históricos e patrimônios tombados desde 2002. A parceria com a fundação vai ao encontro da filosofia da empresa de colaborar para a formação e qualificação de novos profissionais na área do patrimônio. A busca pelos estagiários da fundação é, na verdade, como destaca Adriano Furini, uma busca por  pessoas com “um olhar que enxerga além do que é óbvio".

Formação na FAOP

O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP  é considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil. Foi na década de 1970 que o  restaurador Jair Afonso Inácio deu início ao curso.  Desde então, os profissionais que realizam sua formação na fundação, atuam por toda Minas Gerais, pelo Brasil e em outros países. Mais do que formar, o curso prepara os alunos para atuação, pelo próprio estágio dentro do curso, onde o trabalho principal é realizado em acervos comunitários, e agora por estágios extracurriculares, como o firmado nesta parceria. 

Para Jefferson da Fonseca, parcerias como essa reforçam ainda mais o propósito da FAOP em não só formar e capacitar alunos, mas também acompanhar esse profissional e inseri´-lo no mercado de trabalho: "Nossos alunos têm construído jornadas admiráveis, a partir de oportunidades como as que encontramos em Mariana. Por meio de novas parcerias, estamos ampliando os nossos esforços pelo melhor encaminhamento profissional possível para todos os que passam pela nossa escola", destaca o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto.

21/07/2021