FAOP visita cidades no sul de Minas, em continuidade a projeto de expansão

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, representada pelo presidente Jefferson da Fonseca, e pela Diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel, esteve, durante a última semana, nos municípios mineiros de Guaxupé e Alfenas. O objetivo das visitas foi conhecer as comunidades, as suas expressões artísticas e culturais, além de aprimorar  e avançar com as parcerias em curso.

Em Guaxupé

A agenda na cidade de Guaxupé teve início na terça-feira(24/08) com um encontro no Teatro Municipal,com presença do prefeito Dr.Héber e alguns conselheiros locais, seguido de uma reunião para tratar sobre o apoio da FAOP na criação de um concurso regional de presépios, que vai integrar a programação do famoso Natal de Luz da cidade. Além do apoio, pretende-se levar, como uma exposição, parte do acervo do tradicional Concurso Nacional de Presépios da FAOP para o evento. O Natal de Luz, que acontece desde 2013, é Lei Municipal e também Bem Imaterial da cidade.

A tarde foi reservada para visitas a pontos turísticos e culturais, como o Complexo de Mogiana e a Catedral de Guaxupé. Na ocasião, a comitiva da FAOP foi  acompanhada pelo  secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Alexandre Buléd; da diretora municipal de Turismo, Alessandra Guedes; do diretor da Divisão Municipal de Cultura, Cassiano Silva; da coordenadora de evento, Angélica Prado; e do arquiteto do Setor de Urbanismo, Eliton Pereira.

O dia foi encerrado com um encontro na sede da Fundação Educacional de Guaxupé(FUNDEG), onde os representantes do Centro Universitário da Fundação, da Secretaria e da FAOP se reuniram para discutir a parceria entre as instituições. Estiveram presentes o pró-reitor acadêmico, Antônio Carlos Pereira, e os coordenadores dos respectivos cursos de Arquitetura e Direito, Moacir Filho e Ana Cristina Mascarenhas.

No dia seguinte, uma cerimônia com Vice-Governador do estado de Minas Gerais, Paulo Brant, e muitas outras autoridades, completou a agenda encerrada com uma reunião com o Secretário de Governo, Renato Gouvêa, para as tratativas da criação de uma nova unidade na FAOP, agora no sul mineiro, possivelmente no Antigo Prédio da Cadeia Municipal.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Alexandre Buled, afirma: “Foram dias de muito trabalho e muito êxito, apresentamos um pouco de Guaxupé para a fundação, para que possamos dar o próximo passo”.

Em Alfenas

Na quinta-feira(27/08), os representantes da FAOP conheceram Alfenas, a 99 km de Guaxupé. A equipe foi recebida pelo Prefeito Luizinho; pelo Secretário de Cultura, Ronaldo Saboia e o Chefe de Captação de Recursos da Secretaria, Dagoberto Carvalho; pelo Secretário de Educação, Evandro Corrêa; entre outros secretários, gestores e representantes do setor cultural e turístico da cidade, acompanhados ainda do Prefeito de Cláudio, Reginaldo Freitas, e uma comitiva do local.

A programação contou com visitas ao Teatro e Biblioteca Municipais, pelo Mercado Municipal e pela Casa do Artesão. O objetivo do espaço, criado em 2018,  é valorizar e incentivar os artesãos e fomentar a economia criativa no município.

No final da tarde, a programação continuou com visitas ao Museu da Universidade Federal de Alfenas(Unifal) e à Escola Técnica Estadual(ETEC).  O local pode, futuramente, ser sede do projeto, inicialmente intitulado como “FAOP ITINERANTE”, que objetiva expandir os conhecimentos nas áreas de arte, ofícios e restauro para outros municípios, por meio de cursos livres que atendam às especificidades regionais, aproveitando os espaços e estruturas já existentes.

Encerrando os eventos do dia, Jefferson e Gabriela, juntos de representantes da cultura, turismo e educação de Alfenas participaram de uma roda de conversa,  que contou com a presença remota do subsecretário de Cultura do Estado de Minas Gerais,  Maurício Canguçu, para discutirem os próximos passos da parceria.

FAOP em expansão

A Fundação de Arte de Ouro Preto inaugurou recentemente, no dia 07 de agosto, sua primeira unidade fora da cidade sede em mais de 50 anos de história, no município de Paracatu. Além disso, a instituição está participando de diversos encontros, visitas e reuniões com outras cidades mineiras e seus gestores, para firmar novas parcerias.

As ações vão ao encontro dos planos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, como o Descentra Cultura, que objetiva a expansão e descentralização dos recursos nas áreas da cultura e do turismo em toda Minas Gerais.

Sobre as parcerias, o presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca, ressalta: “ A FAOP está em expansão para somar, temos muito o que aprender e compartilhar  em outras cidades. Nossos saberes e experiência serão somados à vocação e ao chamado cultural e artístico dos municípios e suas comunidades”.

30/08/2021