Festa Junina em parceria com a FAOP agita a Praça Antônio Dias

Por Carlos Augusto Sampaio


Músicas, danças, brincadeiras e mostras de arte marcaram a Festa Junina, realizada na sexta-feira (28/06), na Praça Antônio Dias, em Ouro Preto. O evento, organizado por meio de uma parceria entre o Coletivo [re]Xistência Artística, a agência Alma, o projeto Sextas Abertas do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, a Prefeitura de Ouro Preto, e comerciantes ouro-pretanos, teve como objetivo integrar a comunidade local.

A coordenadora do Núcleo de Arte da FAOP, Rachel Falcão, enfatiza essa integração. "A festa foi pensada justamente com o propósito de aproximar a sociedade às diversas manifestações artísticas em exposição, tanto dentro da casa em que se localiza o Núcleo de Arte, como na própria Praça", destaca.

A festividade teve início, às 16h, com o som de Tuca Costa & o Projeto A Roda. Também ocorreram apresentações do grupo de dança Pé de Moleque. Para Marcília da Silva, idealizadora da quadrilha, o evento significou um momento de muita emoção. Tratava-se da segunda apresentação do grupo em 2019. “É uma cultura. A quadrilha procura trazer alegria para todo mundo e acho que nós vamos trazer”, disse antes da apresentação.

A economia criativa também ganhou espaço com a presença de brechós; barraquinhas de comida e brincadeiras; além de produtos naturais e artísticos produzidos por artesãos da cidade; enquanto a comunidade contribuiu para a confecção das ornamentações.

Para encerrar a noite, outra quadrilha abrilhantou a Praça Antônio Dias, desta vez sendo apresentada pelos próprios alunos da FAOP e demais participantes do evento. Por fim, o grupo de forró Manguacêra também trouxe muita agitação.  


Fotos | Carlos Augusto Sampaio    

11/07/2019