Mapeamento online de autores independentes reúne escritores de mais de 30 cidades pelo Brasil

Apesar da divulgação do balanço inicial, interessados ainda podem realizar a inscrição até o dia 30 de junho


No dia de 16 de abril deste ano, a Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP promoveu uma ação conjunta com sua Biblioteca Murilo Rubião, para  mapear e divulgar escritores independentes de todo o Brasil. 


O objetivo principal é abrir espaço para novos talentos da literatura nacional, que geralmente não possuem espaço na mídia tradicional. A uma semana do encerramento das inscrições, 69 autores espalhados pelo território nacional já se identificaram. 

Veja de onde são os autores independentes já cadastrados

Ao todo, 32 municípios de  9 estados brasileiros aparecem no balanço. A maioria dos escritores e escritoras é de Minas Gerais, em segundo lugar aparece o Paraná, e em seguida outros estados empatam com um ou dois autores inscritos. Os municípios mineiros que aparecem são: Almenara, Andrelândia, Coronel Fabriciano, Caratinga, Cláudio, Divinópolis, Esmeraldas, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Monsenhor Paulo, Manhuaçu, Nova Lima, Ouro Preto, Pará de Minas Piranga, Santa Luzia, São Gonçalo do Sapucaí, São João del Rei, Teófilo Otoni, Varginha, Vespasiano, e a capital Belo Horizonte.


Já em outros estados, os escritores são de  Brasília (DF), Bragança Paulista (SP), Condeúba (BA),  Cândido Sales (BA), Curitiba (PR), Londrina (PR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), e São Vicente Férrer (PE).


Outros dados que puderam ser identificados a partir desse balanço inicial foram os variados tipos de texto produzidos pelos autores. Poesia é o tipo textual mais escrito, seguido por romance, crônicas e contos, mas também aparecem outros tipos e gêneros textuais, como história em quadrinho, história infantil, resenhas, roteiros, drama, fantasia, textos acadêmicos, historiográficos e até dicionários. Muitos dos escritores têm obras de mais de um tipo ou gênero,  alguns afirmam até escrever “um pouco de tudo”, mas outros se dedicam a um tipo textual específico.


Outro dado interessante, é que a maioria dos inscritos trabalha com a escrita e/ou em áreas relacionadas à arte e cultura, e alguns desses são também cantores, professores, historiadores ou atores, por exemplo. Em contrapartida, também existem os que exercem profissões diferentes e além de escritores são engenheiros, agentes de correios, psicólogos, advogados, nutricionistas e físicos. 

Ações de divulgação vão começar na próxima sexta

A partir da próxima sexta-feira, 25/06, a FAOP iniciará as ações de divulgação, que apresentará os autores inscritos. Os conteúdos serão postados nas redes sociais e para um mergulho mais profundo nos textos e histórias dos escritores, os seguidores poderão acessar o site da fundação.


Para Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação, a iniciativa fortalece o papel de democratização da arte, ampliando o acesso ao livre pensamento do indivíduo. "A criação por meio das letras, da literatura, tem um papel fundamental na melhor formação do ser humano. É duplamente transformador:  para quem escreve e, ainda mais, para quem lê".


Escritores independentes autopublicados ou que utilizam alguma plataforma online para publicação de textos, de qualquer localidade, podem continuar se inscrevendo através do formulário online, disponível no site http://www.faop.mg.gov.br/, até o dia 30 deste mês. As ações continuarão sendo realizadas até ser concluída a apresentação de todos os autores inscritos.

23/06/2021