Novos ares para o Museu Casa Guignard

A partir de junho, o Museu Casa Guignard está disponibilizando ao público nova exposição de longa duração, com conceito museológico e mobiliário expositivo renovados, resultado da conclusão de projeto patrocinado pela PETROBRAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Durante sua realização, foi possível adquirir exemplares dos principais livros ilustrados pelo artista e sobre sua trajetória para compor o módulo expositivo Guignard Ilustrador. 

 A pesquisa realizada proporcionou a compra de uma raridade: os números do Suplemento Artes e Letras do jornal A Manhã do Rio de Janeiro, entre 1941 e 1945. No Suplemento foi editado, por Múcio Leão, o Álbum de Guignard, cuja reprodução das 23 ilustrações fazem parte da exposição temporária, inaugurada na mesma ocasião. Como destacado pelo curador Leonardo José Magalhães Gomes:

“Ao longo de sua carreira, Guignard colaborou com vários jornais, na qualidade de ilustrador, principalmente dos suplementos literários, tão importantes na primeira metade do século passado. A mais conhecida dessas colaborações é o chamado Álbum Guignard, composto por desenhos feitos pelo artista em suas viagens pelo Brasil, de ilustrações de poemas e de textos literários, que o suplemento literário do jornal A Manhã publicou esparsamente entre os anos 1942 e 1943. Apesar do nome, o Álbum não é uma publicação única, um volume, livro ou revista que reúna os referidos trabalhos, mas o nome dado à seção do jornal dedicada ao artista.” 

No Museu Casa Guignard, o público poderá desfrutar ainda do filme Passos de Guignard – Do mundo para Ouro Preto, dirigido por Tomás Amaral, com pesquisa do diretor do museu, Gélcio Fortes.

A mostra temporária exibe também os jornais originais e ficará em cartaz até setembro. Ela faz parte da curadoria de artes visuais do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, que comemora esta ano 50 anos. 

SERVIÇO

Eventos: Nova Exposição de Longa Duração do Museu Casa Guignard / Álbum de Guignard / Filme Passos de Guignard – Do mundo para Ouro Preto

Data: 23 de junho a 13 de setembro de 2017

Entrada: Gratuita

Local: Museu Casa Guignard | Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), 110 – Ouro Preto/MG 

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 12 às 18h, sábado, domingo e feriado de 10 às 15h

Informações: (31) 3551 51 55

E-mail: educativoguignard@cultura.mg.gov.br


04/07/2017