O projeto Residência do Zé Pereira homenageia o tradicional bloco de carnaval

O bloco carnavalesco mais antigo de Ouro Preto e um dos mais antigos em atividade do país, Zé Pereira do Clube dos Lacaios, iniciou em 2017 as comemorações dos seus 150 anos. Logo no dia 01 de janeiro de 2017 desfilou com os novos figurinos e adereços e com os bonecos revitalizados. Essa iniciativa foi impulsionada pelo projeto Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente da Universidade Federal de Ouro Preto com recursos dos Ministérios da Educação e da Cultura. Além do trabalho de preservação do acervo do bloco carnavalesco, um documentário sobre a história e as atividades do Zé Pereira está em processo de edição. 

Coordenado pela professora de museologia da UFOP, Gabriela de Lima Gomes, o projeto Residência do Zé Pereira pretende homenagear o bloco, “o Zé Pereira do Club dos Lacaios de Ouro Pretotraz em sua trajetória uma caracterização fabulosa. A frente vêm o estandarte e os clarins abrindo alas; as lanternas coloridas iluminando as ladeiras para os tradicionais bonecos gigantes- o Catitão, o Benedito e a Baiana - rodarem seus braços longos; o boi manta e os cariás correm em seguida abrindo caminho para a gloriosa bateria formada por tocadores de taróis, bumbos e surdos, vestidos com novas casacas e cartolas. Esse fenômeno ilustra a história cultural e social de Ouro Preto”, comenta Gabriela.

Desde o ano de 2016, o projeto realiza montagens da exposição “Retratos e Paisagens do Zé Pereira”, um coletivo de obras que retrata uma manifestação festiva, marcada pela tradição e resistência do povo ouro-pretano. A exposição constrói um espaço lúdico, de afeto e agregador de artistas interessados em homenagear o Zé Pereira do Club dos Lacaios, integrante da paisagem e responsável por contagiar os festejos carnavalescos da cidade.

A exposição foi montada na Casa dos Contos, no Centro de Artes e Convenções da UFOP e no Centro Cultual e Turístico SESI, todas em Ouro Preto. E, durante o Festival de Inverno 2017, no SESI Mariana, marcando sua primeira montagem intermunicipal. 


Serviço: Galeria Sesi - Mariana

Visitação: 07 a 23 de julho de 2017

Horário: 9h às 19h – de terça a domingo

Local: Rua de Frei Durão, 22, Mariana/MG


06/07/2017