Os Dragões e Outros Contos

Exposição da FAOP celebra cem anos do legado do escritor Murilo Rubião

Em comemoração ao centenário de nascimento de Murilo Rubião, a Fundação de Arte de Ouro preto | FAOP e a Secretaria de Estado de Cultura apresentam, entre os dias 11 de outubro a 11 de novembro, a exposição Os Dragões e Outros Contos homenageando a carreira do escritor mineiro. Gratuitamente, o público pode conhecer mais de perto a vida e a obra de Rubião, um dos precursores do gênero Realismo Fantástico no Brasil e fundador do jornal Suplemento Literário. Inaugurado há cinquenta anos, o Jornal é distribuído gratuitamente pelo Estado e apresenta textos diversos voltados à literatura, artes plásticas, cinema, música e teatro.

A exposição, que conta com três ambientes, narra a história do escritor e pontua fatos marcantes de sua atuação, tanto na literatura quanto no campo cultural do Governo de Minas. Ao longo do caminho, retratos, fotografias, contos, obras de arte e relatos convidam o público à um mergulho no percurso do autor.

Também estarão expostas pinturas produzidas pelo artista Nello Nuno na década de 1960, inspiradas nos contos de Murilo. Baseados em suas experiências pessoais e profissionais na política e no setor público, esses contos destacam-se no movimento literário denominado Realismo Fantástico, que desenvolve narrativas críticas e unem fatos do cotidiano à detalhes sobrenaturais e espetaculares, formando elementos diferenciais que prendem a atenção e instigam a imaginação dos leitores. Dois de seus clássicos são "O Ex-Mágico da Taberna Minhota", lançado em 1947, e "O pirotécnico Zacarias", de 1974.

Em carta colaborativa ao acervo da exposição, Rui Mourão, escritor e amigo pessoal de Murilo Rubião, conta que sua admiração pelo homenageado não se restringe ao lado profissional, e acrescenta: “a integridade do homem com quem convivi sempre me fez pensar que no caso dele o êxito conseguido no plano da criação artística se relacionava com suas virtudes morais. Sendo um homem que não transigia com nada, exigindo de si em tudo máxima correção, no seu labor literário só podia aceitar o máximo rigor de realização”.

A exposição Os Dragões e Outros Contos fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário | Ouro Preto, MG. A mostra é uma parceria da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP com a Superintendência de Bibliotecas Públicas e o Suplemento Literário, incentivada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Gerdau e curadoria de João Barile, Lucas Guimaraens, Luiza Magalhães e Eduardo Tropia.


Murilo Rubião e o Realismo Fantástico

O escritor teve papel importante na área da cultura do Governo de Minas. Trabalhou no governo de Israel Pinheiro, atuou como chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek e na criação da Fundação Escola Guignard (entidade mais tarde incorporada à Universidade do Estado de Minas Gerais | UEMG). Também preparou estatutos e o projeto de lei a partir do qual a Assembleia aprovou a instalação da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP.

Como Presidente da FAOP, Murilo Rubião atuou durante 10 anos e se mostrou preocupado em suprir as necessidades de Ouro Preto em prol da cultura. Além de promover ações de educação e cultura ao longo do ano na cidade, que até então contava com as atividades do tradicional Festival de Inverno, o escritor se mobilizou para que a FAOP assumisse os cursos de pintura e desenho, que hoje compõem a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA. A atuação de Murilo Rubião contribuiu diretamente para que a FAOP ganhasse força e visibilidade.

Os contos de Rubião trazem uma perspectiva que invalida a lógica e a racionalidade. Entende-se por Realismo Fantástico as narrativas em que ocorrem fatos inconcebíveis, inexplicáveis, surreais e que produzem uma grande sensação de estranhamento nos leitores. O absurdo das situações é um artifício do escritor para questionar a realidade. Alguns de seus contos mais conhecidos apresentam – sob a forma de fantasias surrealistas – uma visão desencantada do homem. De cada relato pode-se extrair um ou mais significados ocultos, o que indica a natureza aberta e polissêmica da obra de Murilo Rubião.

Galeria de Arte Nello Nuno

Sendo um importante centro de divulgação das manifestações artísticas e dos conceitos e práticas sobre conservação e restauração, a Galeria de Arte Nello Nuno promove e estimula a criatividade e o conhecimento, oferecendo à comunidade um espaço cultural aberto para discussões, estudos e apreciação de produções artísticas contemporâneas.

A Galeria recebeu seu nome em homenagem ao pintor, desenhista e professor, Nello Nuno de Moura Rangel. O artista residiu em Ouro Pretona década de 1960, lecionando na Escola Guignard entre 1968 e 1975 e, posteriormente, na Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entre 1972 e 1975. Co-fundador da Escola de Arte Rodrigo Franco Melo Andrade | EARMFA, ele faleceu precocemente, deixando seu legado de obras significativas para o contexto da arte mineira e brasileira.

Em 2016, após reestruturação e mudança de sede, a Galeria voltou ao centro histórico de Ouro Preto, intensificando o circuito cultural da cidade e resgatando o fato de que a EARMFA iniciou suas atividades nesse mesmo local, com os artistas Nello Nuno e Annamélia Lopes à frente ministrando cursos de pintura e desenho. Futuramente,o espaço foi assumido pela FAOP que, desde então, se fortalece até se consolidar no que é atualmente.

Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP

No decorrer de quase meio século de existência, a FAOP vem ampliando suas ações nos campos da arte e da conservação e restauração do patrimônio. Promovendo ações artísticas e culturais em Ouro Preto e descentralizando seus serviços pela região, a FAOP oferece qualificação profissional e incentiva o exercício da cidadania a partir dos métodos e processos utilizados pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade| EARMFA e demais setores da Fundação.

Cada vez mais, a Fundação se consolida e legitima sua capacidade de formação, educação e transformação social. Construindo e ampliando sua relação de confiança com as comunidades nas quais trabalha e com parceiros institucionais na esfera pública ou empresarial, a FAOP tem atuação dentro de uma diversidade de cotidianos e rotinas particulares em cada município.

A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA é formada por três Núcleos: Núcleo de Arte, Núcleo de Ofícios e Núcleo de Conservação e Restauração.

A FAOP conta também com o Complexo Cultural Casa Bernardo Guimarães, onde estão fixados o Armazém dos Ofícios, a Biblioteca Murilo Rubião, o Auditório Vinícius de Moraes, salas de multimídia e, antes da mudança para o Núcleo de Conservação e Restauração, a Galeria de Arte Nello Nuno. Além disso, a Casa Bernardo Guimarães também recebe as atividades do Curso Técnico em Conservação e Restauro e fica localizada no Bairro Cabeças, em Ouro Preto.

11/10/2016