Parceria com o Consulado Geral da Espanha promove bolsa de mestrado para professores da FAOP na Europa

Foto | Filipe Barboza

Texto por Filipe Barboza

Uma parceria com o consulado espanhol no Rio de Janeiro está possibilitando a troca de conhecimento entre Brasil e Espanha, por meio de uma bolsa de mestrado destinada aos professores efetivos da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. O benefício já contemplou uma docente, que está concluindo os estudos na Europa, e irá se estender, a partir de setembro deste ano, a mais um professor.

O curso oferecido é o “Estudios Avanzados en Patrimonio Cultural: Historia, Arte y Territorio", da Universidade de Jaén, localizada na região da Andaluzia, na Espanha. A Presidente da FAOP, Julia Mitraud, explica que a parceria surgiu por meio de um contato com o Cônsul Geral da Espanha, Luis Prados Covarrubias. "Conseguimos essa bolsa de mestrado com duração de um ano. O benefício inclui pagamento completo da matrícula, curso de espanhol, seguro de saúde e ajuda de custo. Seguimos trabalhando para que essa oportunidade se estenda a outros professores, para que tenhamos cada vez mais condições de promover a cultura, com boas ações nos campos da arte e da preservação do patrimônio", ressalta.

Para o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o curso em um programa de pós-graduação internacional é uma oportunidade de qualificar ainda mais o corpo docente da FAOP. “À medida que nossos profissionais podem trocar experiências e conhecimento com pesquisadores de outros países, têm a chance de ampliar perspectivas e trazer novos estímulos e expertises quando voltarem a seus postos. A parceria com o Consulado da Espanha é também uma abertura para a cooperação internacional entre a Secult e instituições de pesquisa do país”, diz.

Após os estudos, os docentes vão assumir o compromisso de aplicar os conhecimentos adquiridos aos alunos da FAOP. O professor de arte e restauro, Antônio de Araújo, será o próximo beneficiado pela bolsa. Para ele, “as expectativas em relação ao mestrado são as melhores, pois acredito que a capacitação profissional e a experiência de vivenciar uma nova cultura irão agregar qualidade em minha formação. Pretendo absorver todas essas possibilidades para, no breve futuro, repassá-las aos alunos da FAOP”.

22/07/2020