Vice-governador e Secretário de Estado de Cultura e Turismo, participam de cerimônia de entregas de obras restauradas pela FAOP

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP recebeu nesta terça-feira (27/10) a visita do vice-governador, Paulo Brant e do secretário de Cultura e Turismo de MG, Leônidas Oliveira. Na ocasião, eles acompanharam a entrega do acervo de obras restauradas pela FAOP às comunidades mineiras de Mariana, Bacalhau / Piranga, Itabira, Barra Longa e São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. 

A fala do vice-governador destacou a necessidade de preservação da história do estado de Minas Gerais, que está prestes a completar 300 anos. Para isso, ele citou um trecho de uma palestra do Jacyntho Lins Brandão, membro da Academia Mineira de Letras. 

“Ele dizia que nós somos herdeiros dessa herança incalculável e que podemos escolher o que a gente quer. Têm coisas na história de Minas que a gente não gosta muito, mas existem coisas geniais. O nosso papel é preservar o que é bom — não apenas por ser belo esteticamente, mas por ter a ver com a nossa identidade e cultura. É isso que a FAOP e o IPHAN fazem.” 

Os responsáveis pelo trabalho de restauração são professores, técnicos e alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro do Núcleo de Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | FAOP

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de MG, ressaltou o valor do trabalho desenvolvido pela fundação. “Nós temos poucos restauradores e, em contrapartida, 62% do patrimônio brasileiro tombado, protegido em terras mineiras. Então, ter uma instituição do governo, do estado de Minas, com a qualidade que a FAOP tem na formação dos seus alunos e na restauração das obras é de total importância.” 

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, destaca a relevância da visita das autoridades. “É com muita alegria e expectativas que celebro a presença do vice-governador Paulo Brant e do secretário Leônidas Oliveira em uma cerimônia de entrega de obras restauradas pela FAOP.  A visita reforça a sensibilidade deles ao trabalho desenvolvido por nós.” 

Durante a cerimônia também houve a assinatura da carta de intenção entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | IPHAN, representado pela Débora Maria Ramos do Nascimento França, superintendente do IPHAN em Minas Gerais, e a FAOP. 

“É com grande satisfação que firmamos essa parceria com IPHAN para impulsionar a preservação do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais. Essa carta também mostra a relevância e o reconhecimento do trabalho realizado pela FAOP na esfera federal", disse Mitraud. 



"É uma obra que está voltando para casa", comemora padre comunidade de São Bartolomeu
As obras restauradas foram entregues aos representantes das comunidades e existe uma grande expectativa para que o patrimônio seja novamente disponibilizado para os moradores e visitantes da região.

“É uma obra que está voltando para casa e isso alegra, sobretudo, o coração das pessoas que estabelecem um vínculo religioso, uma conexão com aquela imagem”, afirmou padre Wander Torres Costa, representante da comunidade de São Bartolomeu.

O religioso também valoriza a conclusão do meticuloso processo de restauração. “Além da alegria, a entrega é motivo de gratidão a todas as pessoas que se dedicaram na restauração dessas obras. Seria impossível pensar em restauração de obras tão preciosas para as nossas comunidades religiosas sem a FAOP." 



Veja informações sobre as obras que foram entregues às comunidades
Foram entregues sete obras, a maioria do século XVIII, mas algumas não tiveram a época identificada. No conjunto existem duas obras de autoria do Francisco Fragoso e uma de autoria presumível do padre Félix, irmão de Aleijadinho. 

 Confira os títulos das obras e a instituição responsável pelo recebimento:
 

  • Pintura intitulada Batalha Naval EX voto (Museu Arquidiocesano de Arte Sacra da cidade de Mariana); 
  • Pintura Retrato do Lúcio José Ottoni (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana — Itabira);
  • Pintura retrato do Monsenhor Felicíssimo (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana — Itabira);
  • Escultura São Francisco de Assis (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição — Piranga - Bacalhau);
  • Escultura de Nossa Senhora das Candeias (Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/Igreja Matriz de São Bartolomeu);
  • Escultura São Miguel Arcanjo (Matriz São José de Botas — Barra Longa);
  • Escultura Nossa Senhora das Dores (Matriz São José de Botas — Barra Longa).  
27/10/2020